Atual campeão Filip Polc disputará novamente a Descida (foto: Divulgação/ Ximiti)
A maior prova de downhill urbano do Brasil promete ser ainda mais concorrida em 2011. Isso porque grandes nomes internacionais do esporte já confirmaram presença neste ano na Descida das Escadas de Santos. A prova do litoral paulista, já tradicional no calendário brasileiro, será disputada mais uma vez no Monte Serrat, desta vez de 3 a 6 de fevereiro.
Entre as maiores atrações que disputarão a Descida pela primeira vez, está o sul-africano Greg Minnaar, campeão mundial de downhill em 2003. Aos 29 anos, o atleta ainda acumula no currículo mais três títulos da Copa do Mundo da modalidade, além de ser um ídolo do esporte. Com toda esta bagagem, Minnaar não vem a Santos apenas para competir.
De malas prontas para viajar ao Brasil, ele já projeta a vitória no Monte Serrat. “Meu objetivo é estar à frente do segundo colocado, seja um ou dez segundos. O importante é estar à frente. Tenho certeza que encontrarei grandes adversários, sejam eles estrangeiros ou locais”, disse Minnaar, que vai encarar o atual campeão da competição santista.
Além de defender o título, o eslovaco Filip Polc retorna ao litoral paulista credenciado por ser o único a completar a prova em menos de um minuto, feito realizado no ano passado. “Estou bem ansioso para voltar a Santos. O evento de 2010 foi ótimo, mesmo com o forte calor que estava fazendo. Eu adorei o ambiente, o público estava presente e havia também a cobertura da TV, afirmou Polc. Espero que nesse ano seja assim também.
Globalizada – Junto dos grandes nomes internacionais e da elite nacional do downhill, a Descida também terá uma lista de competidores bastante globalizada, com representantes de oito países diferentes além do Brasil. Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Equador, França, Eslováquia, África do Sul e Portugal estarão representados nos 417 degraus e 650 metros de percurso da prova.
No masculino, o português Paulo Domingues será um dos destaques. Vencedor do Lisboa Downtown, uma das principais provas de downhill do mundo, ele competirá pela primeira vez em Santos. No feminino, a norte-americana Katie Holden, atual campeã pan-americana, também fará a sua estreia na Descida.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 18, 2011