Foto: Pixabay

Equipe brasileira faz últimos treinos para a quebra do recorde de queda livre

Redação Webventure/ Páraquedismo

Equipe tentará nova quebra do recorde sul-americano  (foto: Divulgação/ Azul do Vento)
Equipe tentará nova quebra do recorde sul-americano (foto: Divulgação/ Azul do Vento)

A preparação para a quebra do recorde sul-americano de formação em queda livre está chegando aos seus momentos decisivos. Depois de treinar em um túnel de vento do Exército, em Goiânia, a equipe Brazilian Dream Team (BrDT) fará no próximo final de semana, em Campinas (SP), os últimos acertos visando a tentativa de bater a marca do ano passado.

Em 2010, o time brasileiro conseguiu unir 82 paraquedistas em plena queda livre na cidade norte-americana de Eloy, no Arizona. Neste ano, o palco da possível nova quebra do recorde sul-americano será a mesma localidade nos Estados Unidos, mas os planos da equipe são muito mais ambiciosos. A intenção é fazer uma formação com até 100 paraquedistas.

Para isso, a BrDT fará seus últimos treinos em solo brasileiro nos próximos dias 4, 5 e 6, todos na 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas. Os saltos, que devem ocorrer das 8 às 20 horas, serão coordenados por Ricardo Pettená. Sócio da Escola de Paraquedismo Azul do Vento, organizador do evento e um dos mais experientes do grupo, ele terá a missão de definir a formação que será realizada para a tentativa de quebra do recorde.

“Escolho o desenho mais bonito e fácil de ser executado”, explica Pettená, mantendo o mistério sobre a formação a ser realizada no Arizona. “As pessoas terão que assistir o treino para descobrir”, brincou o paraquedista. E para acompanhar os saltos da equipe brasileira, que treinará formações com até 30 atletas, basta comparecer à 11ª Brigada com alimentos ou produtos de higiene e limpeza, que serão doados às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

Em Campinas, os espectadores poderão sentir um pouco do espírito paraquedista, como descreve Pettená. “Para muitos paraquedistas, a razão de ser do esporte é compartilhar o voo do corpo, o trabalho em equipe em alta performance e com disciplina, o comprometimento e os objetivos comuns. Diferente de todas as outras modalidades esportivas, nas grandes formações não existe apenas um vencedor”, resume o experiente atleta.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 1, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure