Luana conquistou o tricampeonato da competição (foto: Divulgação/ Sérgio Furtado)
A cidade de Santos (SP) presenciou, no último fim de semana, mais um show de mountain bike nos famosos degraus do Monte Serrat. Com a presença de mais de 120 atletas de vários países, a Descida das Escadas de Santos completou seu nono ano com uma vitória brasileira. Após um desempenho impecável na Super Final, Luana Oliveira conquistou seu terceiro título da competição entre as mulheres. Na prova masculina, quem se deu melhor foi o equatoriano Mario Jarrin.
Enfrentando um calor intenso durante todo o fim de semana, Luana conseguiu ser a mais rápida nas provas eliminatórias que acontecerem no sábado (05). Última a largar para a final que reuniu as cinco melhores atletas, a brasileira viu Emmeline Ragot, da França, cravar 1min09s9 e voar durante sua descida. Mesmo assim, a tricampeã usou sua experiência e seu conhecimento que lhe renderam os títulos de 2008 e 2010 para cruzar 0s341 a frente da rival.
Eu estava bem nervosa, mais do que nos outros anos. Eu não sabia que a Emmeline tinha feito 1min09s, mas estava muito calor hoje, muito mais do que ontem. Eu não via a hora de largar. Eu tive um erro na primeira curva, onde errei nos dois anos em que fui campeã. Não sei como eu não caí ali, disse. Mesmo assim, eu me adaptei muito rápido à bicicleta. Ela esteve muito boa em todos os treinos. Acho que nas próximas provas, como vou treinar mais com ela, vou ter resultados ainda melhores, disse Luana.
Apesar da segunda colocação, Ragot ficou feliz com seu resultado por achar que, acima de tudo, conseguiu evoluir ao longo dos dias. Estou feliz por ter conseguido melhorar a minha volta. Ontem eu estava baixando meu tempo a cada tentativa e hoje isso aconteceu de novo. É uma descida controlada, porque qualquer coisinha pode te derrubar. Estou satisfeita e pretendo voltar no próximo ano, afirmou.
Brasileiros têm problemas – O Brasil tinha tudo para levar o título da Descida das Escadas de Santos também no masculino. No entanto, a sorte não estava ao lado dos atletas nacionais. Esperanças brasileiras, Markolf Berchtold e o bicampeão Walace Miranda tiveram problemas nas etapas classificatórias e acabaram não passando nem para a grande decisão (o primeiro sofreu com a quebra do parafuso do amortecedor traseiro de sua bicicleta e o segundo saiu da disputa por causa da quebra da roda traseira).
Mesmo com Gabriel Santos de Oliveira e Djone Fornari representando o país na Super Final, o dia era de Mario Jarrin. O equatoriano foi o primeiro a descer os 417 degraus do Monte Serrat e o único a passar sem maiores problemas, marcando o tempo mais rápido entre os homens: 1min00s801.
“Eu estou muito, muito feliz pelo resultado, porque é a minha quinta vez aqui. A pista estava difícil, o pessoal estava forçando muito. Eu pude também contar com a sorte porque alguns dos principais rivais caíram. Além disso, eu encaixei uma volta muito boa, desci focado, tomando cuidado porque aqui é muito fácil de cair, mas deu tudo certo”, contou o equatoriano.
Confira a classificação da Super Final da 9ª Descida das Escadas de Santos
Feminino
1) Luana Oliveira (BRA) – 1min09s559
2) Emmeline Ragot (FRA) – 1min09s900
3) Bruna Ulrich (BRA) – 1min11s659
4) Melissa Buhl (EUA) – 1min16s451
5) Fionn Griffits (GBR) – 1min15s454
Masculino
1) Mario Jarrin (EQU) – 1min00s801
2) Cedric Gracia (FRA) – 1min01s406
3) Djone Fornari (BRA) – 1min10s452
4) Cris Van Dine (EUA) – 1min32s103
5) Gabriel Oliveira (BRA) sem tempo
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 7, 2011