Competição teve início nesta sexta (11) (foto: Arquivo Pessoal Camila Nicolau)
O Coast to Coast 2011, que teve início nesta sexta (11), na Nova Zelândia, foi cheio de surpresas em seus primeiros desafios. Apesar das atenções estarem todas voltadas para os atletas mais experientes, quem se destacou na abertura da competição foi o estreante neozelandês James Coubrough.
Após não largar tão bem para os 55 quilômetros iniciais de mountain bike, ficando atrás de Gavin Mason e Shannon Edgar, Coubrough aproveitou seu talento natural no esporte para superar a inexperiência. Já nos 33 quilômetros de corrida pelas montanhas de Goat Pass, o atleta conseguiu afastar-se dos outros competidores, completando o percurso do dia mais de 25 minutos a frente do segundo colocado na individual, Dan Moore.
Eu consegui chegar à liderança logo no começo. Mas Luke é uma lenda na hora de achar os caminhos certos e toda hora se aproximava de mim na bike. No fim, no entanto, ele disse que apenas me seguiu e nós pedalamos juntos até Goat Pass. De lá, eu consegui me afastar e acabei abrindo vantagem na corrida, disse o vencedor do dia.
Entre as mulheres, quem deu show no individual, que conta com a participação da brasileira Camila Nicolau, foi a atleta de 38 anos Hayley Shearer. Participando novamente do evento após dez anos afastada, a atleta completou a disputa 13min a frente de Louise Hayes, que travou uma batalha intensa com a terceira e quarta colocadas, Kate Myers (ChCh) e Ashley Booth, sendo que a diferença entre as três, no fim, foi de apenas 66 segundos.
Robin Judkins – O organizador Robin Judkins tem 61 anos, mas mostrou, durante a primeira etapa, que ainda tem muito fôlego e amor pelo esporte. Faltando apenas 44 segundos para o fim do tempo de corte na corrida de montanha (estabelecido por ele há cerca de sete anos), Judkins conseguiu chegar a tempo e completar o dia com com cerca de 10 horas (o primeiro colocado completou em cerca de três horas).
Eu não completava esta corrida de montanha deste os primeiros anos do Coast to Coast, quando eu testava a prova. Nos últimos tempos, eu tive alguns problemas no coração e até uma perna quebrada, então completar quase trinta anos depois é uma grande conquista pessoal para mim. E é exatamente isso que a competição significa para todos os participantes, disse o organizador. E digo mais: eu não fui o último. Eu não teria me importado de ser, mas não fui e isso me traz um sentimento ótimo, completou.
Neste sábado (12), o Coast to Coast, que este ano conta com mais de 600 atletas de 15 países, realiza sua segunda etapa de 2011, com uma prova de 70 quilômetros que terminará na praia de Sumner Beach.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 11, 2011