Foto: Pixabay

Líder da Velux 5 Oceans, Brad Van Liew se aproxima de momento crítico da competição

Redação Webventure/ Vela

Brad está próximo do Cabo Horn (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)
Brad está próximo do Cabo Horn (foto: Divulgação/ Velux 5 Oceans)

O norte-americano Brad Van Liew está próximo de um dos pontos mais críticos da Velux 5 Oceans, competição de veleiros solitários que teve início em 17 de outubro de 2010. Atual líder da disputa, o velejador de 43 anos está há menos de 2.000 milhas náuticas do temida Cabo Horn, localizado na Tierra Del Fuego (Chile) e ponto mais ao sul da América do Sul.

“A grande novidade é que farei o download das informações de clima e rotas para chegar ao Cabo Horn. A partir daí, estarei de olho no que acontecerá apenas a frente nessa aventura. Estou animado com isso. Com alguma sorte conseguirei uma oportunidade para passar com segurança. O momento é de focar no futuro”, disse Brad.

A bordo de seu Eco 60 Le Pingouin, o campeão da competição de 2002 disse que sua estratégia deve mudar nos próximos dias para enfrentar a região que por anos deixa a maioria dos comandantes com medo. Isso porque no local passam milhões de toneladas de água que abrem um espaço de cerca de 400 milhas entre a América do Sul e a Antártica, o que normalmente destrói as embarcações, exigindo muita estratégia para a passagem.

“Começarei a planejar a rota taticamente e mentalmente. Eu penso todos os dias em cruzar o Cabo Horn. O ponto chave da questão é oportunidade. Quanto mais perto você chega, mais você pensa sobre isso, mas o Horn esteve na minha mente na viagem toda. Não tem como evitá-lo”, explicou o líder da Velux 5 Oceans com mais de 125 milhas náuticas de vantagem.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 15, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure