Largada em Salzburgo já tem belas paisagens (foto: Divulgação/ Red Bull)
Uma das corridas de aventura mais empolgantes do mundo promete ser ainda mais difícil em 2011. A Red Bull X-Alps, que acontece a cada dois anos, teve o seu percurso estendido em relação à quarta e última edição. Agora, os participantes terão que percorrer, no mínimo, 864 quilômetros. Isso por que o deslocamento varia muito para cada atleta, já que eles se movem pela terra e pelo ar.
A X-Alps terá início no dia 17 de julho, em Salzburgo, na Áustria. O objetivo dos 32 participantes é chegar até Mônaco, na França. Para isso, eles podem caminhar ou voar de parapente. Fica a critério do atleta a escolha da melhor rota. A única obrigação é passar pelos oito postos de controle, que se situam nos Alpes, em regiões que também abrangem a Itália e a Suíça.
O país suíço, aliás, detém a hegemonia da corrida, com quatro títulos. Em 2009, Christian Maurer foi o campeão, mas Alex Hofer já havia levado a competição duas vezes. Há quatro anos, quem esteve próximo de evitar uma nova conquista suíça foi o romeno Toma Coconea, que se destacou por percorrer mais de mil quilômetros a pé. Agora, o atleta de 35 anos só pensa em fazer uma prova melhor que a sua última, quando era um dos favoritos e acabou sendo desqualificado.
Tudo está dentro do programado e estou numa ótima forma física e mental, conta o romeno, um dos dois únicos atletas a disputar as cinco edições da X-Alps. Em 15 de março irei para os Alpes e começarei a fazer voos sobre partes da rota que ainda não conheço, acrescentou Coconea, seguro de que terá um bom desempenho neste ano. Aprendi a me ater ao plano original e a não ficar obcecado sobre minha colocação em relação aos outros competidores. Não posso me levar à exaustão.
Assista ao vídeo de apresentação do evento (em inglês)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 22, 2011