Audiência lutará para que o Arquipélago de Alcatrazes vire uma Unidade de Conservação (foto: Carlo Borlenghi/ Rolex)
No dia 31 de março, a luta pela recategorização do Arquipélago de Alcatrazes como Unidade de Conservação passará por uma importante fase. Foi marcada para esta data uma audiência pública na tentativa de transformar o local do litoral de São Paulo em Parque Nacional Marinho, para que o mesmo seja protegido por lei.
Atualmente, o Arquipélago de Alcatrazes sofre com a presença de pescadores clandestinos, que sem nenhuma preocupação e controle degradam a área. A ideia da recategorização é aumentar a fiscalização e controlar melhor o acesso ao local, permitindo apenas visitações organizadas e, consequentemente, menos destruidoras.
Para que a audiência pública tenha sucesso, no entanto, será necessário o apoio da população, já que somente a presença física, neste momento do processo, poderá surtir algum efeito. Uma das apoiadoras desse projeto, a NAUI iniciou a divulgação e convocação de seus membros para o evento.
Como os mergulhadores recreativos são os maiores defensores e vigilantes do ambiente subaquático por seu treinamento especializado e por sua afinidade com a preservação, a NAUI espera ter um suporte contra a grande mobilização que está sendo feita por parte de alguns setores envolvidos com a pesca e que são contrários à criação do Parque.
Toda a audiência será registrada em áudio e vídeo e servirá para demonstrar a capacidade da comunidade protetora das áreas subaquáticas.
Serviço
– Evento: Audiência Pública para transformação do Arquipélago de Alcatrazes em Unidade de Conservação.
– Data: 30 de março de 2011
– Horário: 18h
– Local: Teatro Municipal de São Sebastião Litoral Norte de São Paulo (Rua Altino Arantes, nº 02 – Centro, São Sebastião SP)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 25, 2011