Foto: Pixabay

Melhores destinos do Brasil para contato com a Água

Rafting no Jalapão (foto: Victor Andrade)
Rafting no Jalapão (foto: Victor Andrade)

Não é nenhuma novidade a importância da água para o nosso organismo e também para a sobrevivência do planeta. Para incentivar essa reflexão foi estipulado em 1992, durante conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Água, comemorado hoje. Ainda assim, muitas vezes é preciso contato direto com este bem natural para entender seu simultâneo valor e fragilidade.

Pensando nisso, o Webventure elegeu os melhores destinos nacionais para a prática de esportes aquáticos, ou mesmo um contato com a água. Seja no mar, em rios ou lagos, para a prática de mergulho, rafting, vela ou mesmo um banho de cachoeira, confira nossa seleção, abaixo, dividida por atividade.

Mergulho
Com quase oito mil quilômetros de litoral e as águas quentes do Oceano Atlântico, o Brasil possui alguns dos principais points de mergulho do mundo, visitados anualmente por turistas estrangeiros e milhares de mergulhadores nacionais.

Um dos destinos mais procurados é Abrolhos, o arquipélago no Sul da Bahia descoberto em 1500 por Américo Vespúcio, que alertou para os perigos da navegação no local, justamente pela barreira de corais que atrais os praticantes de mergulho. O local foi o primeiro parque marinho do país, considerado por muitos um destino obrigatório para os praticantes do esporte . A viagem vale também para a observação das baleias Jubarte em seu período de reprodução, de julho à outubro.

No Sudeste, os principais points estão no litoral carioca, como a Ilha Grande e as ilhotas a sua volta e as pequenas baías próximas de Parati. Perto dali, no litoral norte de São Paulo, algumas praias e ilhas próximas de Ubatuba e Ilhabela possuem diversas operadoras de mergulho, com saídas todos os finais de semana, para praias e ilhas próximas.

E mesmo com tanto litoral, o Brasil ainda possui ótimos e inusitados points de mergulho em água doce, em seu interior. O maior expoente do esporte em rios é Bonito, no Mato Grosso do Sul. Com águas cristalinas e fauna diversificada, além de opções em mergulhos profundos de cavernas, Bonito traz a sensação de estar dentro de um aquário ao turista.
Para os mais experientes, vale a viagem até a cidade de Niquelândia, ao norte de Goiás, onde foi descoberta uma lagoa com visibilidade de até 45 metros, com água a temperaturas de até 29°C. Uma exploração chegou a 240 metros de profundidade sem encontrar o fundo do lago.

  • Veja mais:Points de Mergulho no Onde Praticar

    Além de ser um país com uma quantidade incrível de rios e relevo propício para a formação de corredeiras e cachoeiras, o Brasil tem ainda dois títulos mundiais de Rafting para ostentar como especialista no esporte.

    A casa da equipe bicampeã, a Alaya Bozo D’água, a cidade de Brotas, no interior paulista, oferece ótimas condições e algumas das operadoras mais experientes do país para a prática do rafting no rio Jacaré-Pepira, de nível III (de um total possível de V). Para os iniciantes do estado, uma opção mais tranquila fica no rio Juquiá, na cidade de Juquitiba, a cerca de 70 quilômetros da capital. Já o Rio do Peixe, em Socorro tem nível mais elevado dependendo das chuvas, o que rende maior emoção.

    Para os mais experientes, vale a conhecer a cidade de Tibagi (PR) de onde sai um dos raftings mais extremos do país, no rio Iapó. A descida pode ser feita em dois dias, parando apenas para montar acampamento em um banco de areia. São poucas as vezes no ano em que é possível realizar a descida, por entre cânions formados pela ação da água, o que torna a experiência ainda mais especial.

    O Nordeste não fica atrás em opções para a descida de cachoeiras. O local mais famoso fica no Sul da Bahia, é o Rio de Contas, que nasce na Chapada Diamantina e segue até o litoral, em Itacaré com corredeiras de classe III e IV.

    Um dos raftings mais extensos do país fica na região do Parque Nacional do Jalapão (TO), com uma descida de quatro dias pelo Rio Novo.

  • Veja mais: Rios para descidas de Rafting no Onde Praticar
  • Cachoeiras – Um dos principais passeios em inúmeros destinos do país são as trilhas para visitação e banho em cachoeiras. Das centenas de opções, três destinos merecem destaque pela quantidade de cachoeiras, beleza e tamanho das quedas. No Sul do país, a paranaense Prudentópolis com quedas que se aproximam dos 200 metros de altura.

    No Sudeste, a mineira Carrancas, onde é possível avistar 15 quedas d’água em uma única trilha. E no Nordeste, a Chapada Diamantina, que tem como um de seus cartões postais a Cachoeira da Fumaça, com seus 400 metros de altura. O suficiente para a queda se transformar em uma nuvem com minúsculas partículas de água, daí o nome.

  • Veja também: Rotas para a prática de Vela no Onde Praticar

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure

    Last modified: março 22, 2011

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure