Foto: Pixabay

Após largada acirrada, polonês assume a liderança da quarta perna da Velux 5 Oceans

Redação Webventure/ Vela

Quarta perna da competição teve início no último domingo (27) (foto: Divulgação/ Ainhoa Sanchez/ Velux 5 Oceans)
Quarta perna da competição teve início no último domingo (27) (foto: Divulgação/ Ainhoa Sanchez/ Velux 5 Oceans)

A largada da quarta perna da Velux 5 Oceans foi, até agora, a mais acirrada da edição 2010/11 da competição. Após sair no último domingo (27) de Punta del Leste (Uruguai), os quatro veleiros solitários andaram praticamente juntos no início da etapa. Na primeira marca do percurso, no entanto, o polonês Zbigniew ‘Gutek’ Gutkowski conseguiu abrir uma pequena vantagem em relação aos outros competidores.

Gutek teve seu primeiro bom momento logo na largada, quando ficou cerca de cinco segundos a frente do atual líder geral da Velux, o norte-americano Brad Van Liew. Sob boas condições de vento e temperatura, a embarcação Eco 60 Operon Racing navegou as primeiras milhas náuticas da disputa com uma velocidade média de 10 nós, o bastante para abrir uma pequena vantagem na prova, que cruzará cerca de 5.700 milhas até Charleston, na costa da Carolina do Sul (EUA).

Logo atrás do líder aparece Van Liew e seu Le Pingouin, que continua mantendo um bom passo para administrar a ótima vantagem que tem na geral. Os barcos Active House, de Derek Hatfield, e o Spartan, de Chris Stanmore-Major, ocupam a terceira e quarta colocações, respectivamente, e buscam recuperar-se na competição.

Táticas – Diferente do que se viu nas últimas edições da Velux 5 Oceans, o comportamento tático das embarcações e as estratégias adotadas pelos velejadores serão muito mais importantes do que a velocidade alcançada nas águas. Passando por áreas agitadas, como a St. Helena High, os competidores precisarão de aproximações cautelosas aos ventos norte do Oceano Atlântico.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 28, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure