Nivalter Santos é uma das promessas da equipe brasileira (foto: Divulgação/ CBCa)
Já de olho nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, o Brasil teve um bom desempenho no Sul-Americano de Canoagem Velocidade, disputado neste final de semana, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A equipe anfitriã se destacou e ganhou 21 ouros. No entanto, os argentinos foram bem superiores e tiveram 41 conquistas douradas, ficando com o título da competição.
No domingo (10), os brasileiros foram bem nas provas de 200 metros, levando nove ouros somente nesta distância. Isaquias Queiroz foi o maior ganhador, com duas conquistas, que se somaram aos dois ouros que já havia garantido no Sul-Americano. Outro a se dar bem foi Nivalter Santos, que venceu na categoria C1 Sênior com larga vantagem. O atleta é o atual campeão mundial universitário e uma das principais promessas da equipe.
Isaquias, que competiu na categoria Júnior, atribuiu suas conquistas aos treinos com atletas mais experientes. Estou treinando junto com o Nivalter e o Wladimir e isso tem me ajudado muito. Agora é seguir treinando forte para chegar bem preparado para buscar o ouro no Mundial Júnior, em julho, na Alemanha, comentou ele, que se prepara para deixar temporariamente a Júnior e disputar a Copa do Mundo Sênior, na Europa.
O Sul-Americano de Canoagem Velocidade contou com a presença de 190 atletas de oito países. Além do Brasil, estiveram representadas nas águas cariocas Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela. O evento, que teve boa estrutura, faz parte dos planos da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para se fortalecer visando, principalmente, a Olimpíada no Rio, em 2016. Para isso, inclusive, a entidade vem recebendo investimentos maiores do governo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 12, 2011