Foto: Pixabay

Trio brasileiro descansa abaixo do acampamento base no Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Trio pode tentar a investida ao cume nos próximos dias (foto: Divulgação/ Asian Trekking)
Trio pode tentar a investida ao cume nos próximos dias (foto: Divulgação/ Asian Trekking)

O trio brasileiro liderado por Rodrigo Raineri está cada vez mais próximo de tentar a esperada investida ao cume da montanha mais alta do mundo. Nesta sexta-feira (29), Raineri informou que os três estão em Dingboche, localidade abaixo do acampamento base, para continuar a aclimatação. Os montanhistas aproveitaram o mau tempo na região para descer ao vilarejo.

“Estamos em Dingboche descansando e recuperando. Descemos ontem (quinta-feira, 28)”, relatou o experiente montanhista, que tenta conquistar o Everest neste ao lado de Carlos Eduardo Santanela e Carlos Eduardo Canellas. O trio havia tentado chegar ao acampamento 3 nos últimos dias, mas as intensas nevascas impediram a conclusão da jornada.

No caminho além do acampamento base, que fica a 5.360 metros de altitude, o destaque foi a coragem de Santanela, que pode se tornar o brasileiro mais jovem a conquistar o Everest, com 24 anos. A rota incluía uma perigosa passagem sobre uma grande fenda, feita por cinco escadas. Toda a equipe dos brasileiros atravessou pelas escadas na descida, mas Santanela superou o perigo já na subida.

Agora, o trio analisa se ainda fará mais uma subida de aclimatação antes de tentar a investida aos 8.850 metros do cume. Por causa das nevascas, eles têm considerado aproveitar a próxima janela de tempo bom para tentar o feito. Quando partirem nos próximos dias de Dingboche, que fica a 4.530 metros, eles já devem ter a decisão tomada.

Cid no acampamento 2 – Enquanto isso, Cid Ferrari, o quarto brasileiro que tenta o Everest em 2011, ainda está algumas etapas atrás no processo de aclimatação. Nesta sexta-feira, o montanhista deve chegar ao acampamento 2. “Hoje (quinta-feira), devo subir para dormir no Campo 1, a 5,8 mil metros de altitude, para continuar o processo de aclimatação. E espero no próximo dia (sexta), subir até o Campo 2 e voltar para o Campo Base”, explicou Cid.

Assim como o trio, o montanhista também vem sofrendo com o mau tempo aos pés da montanha. “O tempo é que não anda lá essas coisas. Tem dia que faz sol pela manhã e neva à tarde; outros dias neva de manhã, tarde e noite. Enfim, está a desejar. Quem sabe em maio melhora”, comentou Cid, lembrando o período em que deve tentar a sua investida ao pico.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 29, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure