Ueli Steck antigo recordista na face norte do Eiger (foto: Divulgação)
Enquanto muitos montanhistas temem a subida pela face norte do Monte Eiger, que fica nos Alpes Suíços, Dani Arnold buscar superar seus próprios limites na difícil escalada. Na semana passada, o suíço conseguiu estabelecer um novo recorde de velocidade na montanha, fazendo os 1,8 mil metros da subida em 2 horas e 28 minutos.
Arnold superou em quase 20 minutos a antiga marca, que pertencia ao seu compatriota Ueli Steck, outro montanhista experiente em escaladas de velocidade. Em fevereiro de 2008, Steck fez a face norte do Eiger em 2 horas, 47 minutos e 33 segundos. As escaladas dos suíços, porém, tiveram várias diferenças técnicas entre si. Por outro lado, elas também não diminuem o feito histórico de Arnold.
O novo recordista de velocidade do Eiger saiu às 9h05 da manhã do último dia 20 e completou a escalada às 11h33, no horário local. Apesar de mais de 60 montanhistas já terem morrido tentando conquistar a face norte do monte suíço, Arnold escalou o monte pela primeira vez ainda com 14 anos. Hoje, ele tem 27 anos e já acumula outros feitos importantes, como a primeira escalada no inverno ao Torre Egger, na Patagônia.
Confira o vídeo do recorde estabelecido por Ueli Steck no Eiger, em 2008:
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 29, 2011