Moradores de Lizarda assistem à chegada da quinta etapa (foto: Andrei Spinassé/ Webventure)
Olhares atentos, pouca conversa. A passagem do Rally dos Sertões por Lizarda deixou os habitantes da pequena cidade do Tocantins bastante curiosos.
Posicionados nas proximidades do pórtico de chegada da quinta etapa, eles olhavam em linha reta na maior parte do tempo a fim de observar mais um veículo a caminho. Entre os moradores lá presentes estava um parente da mulher cujo nome foi escolhido para batizar o município.
Lafaiette Bezerra de Sousa, de 52 anos, é bisneto de Lizarda Maria de Freitas, filha de José Benedito da Silva, proprietário da fazenda Boa Sorte, onde se instalou o povoado que deu origem à cidade. Ele estava com seu filho, Moisés Neto, de 7 anos, que desde já gosta de velocidade e quer uma minimoto de presente.
O menino nem sequer queria almoçar para não perder lances do que acontecia à sua frente. Ele inclusive reclamou da demora do pai na hora do almoço. Quando eles voltaram ao pórtico, as primeiras motos já haviam sido estacionadas no parque fechado.
Eu estava vexado para ver o rali, afirmou Lafaiette, que é secretário municipal de agricultura. O evento traz renda para a cidade, é importante. Ele disse também que deixaria de assistir pela televisão a um jogo da seleção brasileira de futebol para ver motos, quadriciclos, carros e caminhões do rali.
Alguns dos moradores mostraram ter algum conhecimento da competição. Um deles até citou a Troller à reportagem.
Lizarda tem 3.737 habitantes, segundo censo do IBGE de 2008, PIB e possui uma área de quase 6 mil quilômetros quadrados. Mas com a chegada da caravana dos Sertões, cerca de 2 mil pessoas são agregadas ao município durante o evento, entre competidores, organização e imprensa.
Este texto foi escrito por: Andrei Spinassé, direto de Lizarda (TO)
Last modified: agosto 14, 2011