Foto: Pixabay

Despres e Zanol selam disputa pelo título do Sertões nas motos

Redação Webventure/ Sertoes

Para Despres  disputa com Zanol é motivação no rali (foto: Theo Ribeiro)
Para Despres disputa com Zanol é motivação no rali (foto: Theo Ribeiro)

Terminada a sétima etapa do Rally dos Sertões 2011 entre as motos, veio a confirmação de que a disputa do título desta edição está entre o francês Cyril Despres e o brasileiro Felipe Zanol. Depois dos 306 quilômetros de especial entre Balsas (MA) e Barra do Corda (MA), a diferença entre eles foi de apenas sete segundos,

No resultado acumulado, 1min37 separam os dois pilotos, ambos com mais de meia hora de vantagem para o terceiro colocado, Dário Júlio. Apesar da proximidade no resultado, a experiência dos líderes é bem diferente. Despres acumula mais de 90 participações em provas de rali, já foi campeão mundial, tem três títulos Dakar e um no Rally dos Sertões (2006). Felipe Zanol compete em seu segundo Sertões, e está migrando de outra modalidade do off-road, o enduro, na qual tem seis títulos nacionais.

Para Zanol, a diferença de cenário aliada com seu bom desempenho até aqui dão forças na reta final da prova. “São 90 ralis de experiência contra dois, acho que isso já dá para resumir a situação, e ainda assim nossa diferença de tempo tem sido pouco significativa. Acho que está dentro das minhas possibilidades tentar algum resultado [em cima de Despres]”, avalia o piloto brasileiro.

O próprio Despres reconhece que o desempenho de ambos está próximo nesta edição do Sertões. “O Zanol é um bom piloto e deu o seu melhor, assim como eu. Por isso o resultado com pouca diferença”, avalia o francês, que prefere não falar em competição direta contra o brasileiro. “Todo dia ao subir na moto, a competição é contra nós mesmos, para fazermos o melhor tempo. Não importa se é o Juan Pablo [Garcia, piloto espanhol], Felipe Zanol ou Zé Hélio [que o venceu em 2008 e este ano está nos bastidores], minha briga não é com eles, e sim com a prova, as pedras, poeira, areia, saltos e tudo que encontro no caminho”, completa.

Zanol com dores
Felipe Zanol sofreu uma queda na quarta etapa do Sertões e machucou a mão direita. Não foi o suficiente para tirar o brasileiro da prova, mas ele afirma que as dores o estão incomodando. “Tive um problema no ligamento do dedão da mão direita. Não tenho muito o que fazer, a não ser gelo e antiinflamatório, além de tentar suportar a dor durante o dia. É difícil correr com dor e em altas velocidades, a exigência física é sempre muito grande”, conta.

Despres reconheceu a força do brasileiro. “Não estamos nos Jogos Olímpicos, nem em uma disputa pelo título mundial, mas o Sertões é uma boa corrida, e o que eu gosto em corridas é a briga. Não é possível fazer uma boa corrida sem bons lutadores, e o Felipe Zanol é um bom lutador. Isso me motiva”, resume o líder do rali até aqui.

Faltam três etapas para o Rally dos Sertões 2011 terminar. Amanhã a prova entra no Piauí, em um dia com 540 quilômetros até a capital Teresina, com uma especial de 210.

*Colaborou Andrei Spinassé, direto de Barra do Corda (MA)

Este texto foi escrito por: Daniel Costa*

Last modified: agosto 16, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure