Foto: Pixabay

As expectativas do piloto de motocicleta Denisio Nascimento para o Dakar 2012

Redação Webventure/ Dakar, Offroad

Denisio Nascimento (foto: Arquivo pessoal)
Denisio Nascimento (foto: Arquivo pessoal)

O piloto de motocicleta estreante em Dakar Denisio Nascimento conta ao Webventure o que espera da prova.

O que você achou da mudança de percurso do Dakar?
Quando o Dakar saiu da África e veio para a América do Sul, muita gente achou que a prova não teria tantos desafios, mas aconteceu justamente o contrário. Eu acho que esta edição será tão boa quanto às dos anos anteriores. O percurso terá bastante areia e me pareceu ser bem difícil, mantendo suas longas etapas e navegação via satélite, ou seja, os principais ingredientes de um Rally Dakar.

Qual você espera que seja o trecho mais difícil?
Estou levando em consideração o que meus companheiros de equipe falaram, já que esta será a minha primeira participação no Dakar. Então, acredito que a prova ficará bem dura ao entrarmos no Deserto do Atacama, [na Argentina,] passando pelas dunas de Fiambalá, e também Copiapó, [no Chile].

Quais serão os principais oponentes na sua modalidade?
Não enxergo ninguém como oponente, afinal todos são amigos. Acredito que o espírito de equipe e a solidariedade vão prevalecer. Também acredito que o Dakar é uma prova com a qual brigamos conosco mesmo. Temos de administrar muitas horas em cima da moto, o frio e calor no mesmo dia, por conta das largadas de madrugada e as chegadas com sol a pino, o cansaço e o fator psicológico.

O que você achou da obrigatoriedade das 450 cilindradas para as motos?
Muda, porque nivela um pouco mais as máquinas. É uma forma que os organizadores encontraram para tentar igualar as chances dos participantes, embora saibamos que algumas marcas têm mais experiência em rali e, consequentemente, mais vantagens.

Seria bom ou ruim o rali voltar para a África? E o que dizer sobre não ter acontecido etapas no Brasil em todo esse período?
Seria bom o Dakar passar pelo Brasil antes de retornar à África. Aqui é mais fácil para brasileiros participarem da prova, já que estamos mais perto. Os organizadores do Dakar conseguiram provar que aqui é possível fazer provas tão duras quanto na África. Eu acho o local indiferente, sei que teremos sempre que nos superar, não importando onde.

SOBRE O DAKAR 2012
O Rally Dakar chega a sua 33ª edição, mas é apenas a quarta prova na América do Sul. Em 2012 a competição irá atravessar o continente de leste a oeste, saindo de Mar Del Plata, na Argentina, passando pelo Chile e terminando em Lima, no Peru. Até 2011, as edições latinas do Dakar eram em formato de circuito ou laço (quando o percurso de uma etapa cruza com o de outra), saindo e terminando em Buenos Aires, capital da Argentina. Com a mudança, a prova ficou cerca de 500 quilômetros mais curta.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: dezembro 28, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure