Carro do polonês Krzysztof Holowczyc (foto: Theo Ribeiro / Webventure)
Depois de uma prova exigente no sábado (7), os pilotos do Dakar tiveram um dia de descanso em Copiapó, no Chile, para depois seguirem por uma perna longa em direção a Antofagasta, no mesmo país. Apesar dos 477 quilômetros da especial de hoje (8ª etapa), o percurso desta segunda-feira (9) não era tido como dos mais técnicos, com terreno onde predominou o cascalho.
Carros. Estreando como campeão de uma etapa, o espanhol Nani Roma terminou a corrida em 4h25min44. Pilotando um Mini, ele está em quarto lugar na classificação geral. Em segundo lugar, Robby Gordon apertou com o Hummer, fechando a perna apenas 5 segundos depois de Nani. Em terceiro veio Krzysztof Holowczyc, com tempo de 4h27min48.
Na classificação geral, Stephane Peterhansel, que terminou em quarto, segue na liderança. Em segundo, com 7min36 de diferença, está Robby Gordon. O terceiro lugar atualmente pertence ao polonês Krzysztof, que está a 7min48 atrás do líder.
Para o brasileiro Jean Azevedo, a etapa foi estável na pilotagem de sua Nissan Frontier. Ele terminou em 19º, com 5h21min30, algumas posições à frente da de largada. Apesar do resultado positivo, ele se mantém na 18ª colocação na classificação geral.
A despeito da vitória na última etapa, Nasser Al-Attyah voltou a ter problemas com seu Hummer e ficou parado por cerca de 5 minutos, ainda no quilômetro 17. Na passagem do primeiro posto de controle, ele estava em 45º, mas após uma boa corrida de recuperação, terminou em sexto, com tempo de 4h33min53. Assim, ele subiu para sexto na geral.
Pesados. André Azevedo largou em 17º, depois de uma etapa problemática no sábado ( leia aqui). Ele conseguiu realizar uma boa prova, avançando várias posições, e terminou em 12º, com 3h55min14. Assim, ele fica em 12º também na geral.
Na disputa do pódio, Ales Loprais finalmente conseguiu destronar a Iveco, levando seu Tatra ao primeiro lugar após 5h7min17. Em segundo veio Gerard de Rooy, com 5h8min48. A terceira posição ficou para Miki Biasion, com tempo de 5h19min37.
O primeiro lugar na classificação geral ainda pertence a Gerard, com tempo acumulado de 23h14min3. Ales está logo atrás, com 15min39 de diferença, seguido por Hans Stacey, 48min6 atrás do líder.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: janeiro 9, 2012