Vista de um voo livre a partir da nova rampa (foto: Luis Resende)
A cidade de Tanque d’Arca (AL), a 100 quilômetros de Maceió, acaba de ganhar um ponto de voo livre no estado. A rampa, descoberta no começo de fevereiro, fica em um maciço de pedra colado à cidade. Ela fica a 375 metros acima da cidade e, de acordo com Luis Resende, que achou o lugar, “possibilita excelentes condições de voo.
Ele conta que chegou a voar a 400 metros de altura no primeiro teste, sendo que decolou em um horário ruim, com baixa atividade térmica. Luis ressalta a importância do novo lugar: “até o mês passado, todos os recordes brasileiros, sul-americanos e até um mundial de parapente foram quebrados no Nordeste.
O uso da rampa é gratuito e não é necessário fazer agendamento. Para utilizá-la, basta o piloto ser habilitado para o voo livre e ter experiência em condições do Nordeste. Se o piloto for novato, Luis aconselha voar no final do dia, quando as condições climáticas estão mais tranquilas.
O acesso para quem sai de Maceió é pela BR-316 e depois por uma estrada 30 quilômetros antes do município de Palmeira dos Índios, que segue até Tanque. Chegando nesta cidade, atravesse-a toda até uma bifurcação, onde você deve escolher o caminho da esquerda. Siga então até o final da estrada, que já é pertinho do topo, a 120 metros da rampa.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi
Last modified: fevereiro 16, 2012