A última cidade do estado goiano por onde o Rally dos Sertões 2015 vai passar, São Simão, fica às margens do Rio Paranaíba e tem suas origens datadas da década de 1930, quando boiadeiros errantes, pescadores, garimpeiros e caçadores buscavam fontes de riqueza no local. As primeiras moradias fixas se estabeleceram por volta de 1935 após a construção da ponte sobre o Rio Paranaíba, única ligação entre os Estados de Goiás e Minas Gerais até então.
A cidade conta com um aeroporto com terminal de passageiros, pista de 1.800m de cumprimento por 45m de largura, além da Hidrovia Paranaíba-Tiete-Paraná, que favorece o escoamento da produção Agropecuária para o Mercosul. São Simão possui o maior PIB per-capita do estado, com o valor de R$ 50.938. A Geração de energia elétrica da Usina Hidrelétrica, a maior do estado, explica essa posição.
Entre os pontos turísticos se destaca o Lago Azul, com águas cristalinas e mais de um quilômetro de praia, onde é possível nadar e praticar esportes náuticos. As Cataratas de Itaguaçu também são um atrativo, uma de suas maiores riquezas naturais. As corredeiras do Rio Claro proporcionam a pesca e a prática de esportes como a canoagem.
Com clima tropical, São Simão possui temperatura média anual de 24,2°C e 1.474mm de pluviosidade média anual. Mais informações podem ser encontradas no site Goiás Turismo.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda/Webventure
Last modified: agosto 5, 2015