A Ação Ambiental é um trabalho desenvolvido por quatro integrantes da equipe técnica do Rally dos Sertões. Três desses profissionais percorrem toda a especial após a largada do último carro. O quarto integrante da equipe fica no parque recepcionando o material coletado no dia, explica o chefe do trabalho de ação ambiental do rally, Maurício Mennella.
O dia a dia da equipe é na trilha e inclui varrer todas as especiais, coletando os resíduos que são gerados durante a prova. Nós coletamos peças de carros e motos que podem ou não ser aproveitados e todas essas peças são entregues aos apoios no parque, comenta.
Lixos comuns que podem ser reciclados, como pets e latas de alumínio, são retirados pelas cooperativas de reciclagem da cidade. Segundo Mauricio, óleos e derivados são coletados e dispostos em latões específicos situados nos parques para a destinação correta.
Também analisamos nas especiais problemas que podem ocorrer em função de acidentes, como porteiras e mata-burros quebrados, cercas e mourões (estacas para cercas). Quando isso acontece eu anoto o que foi afetado, registro com fotos e elaboro um relatório para o devido ressarcimento, explica.
O objetivo desse trabalho é diminuir o impacto causado por esse evento. Estou estudando mais ações de mitigação ambiental que, se aprovadas, irão contribuir ainda mais na diminuição dos impactos ambientais promovidos pelo Rally dos Sertões.
Este texto foi escrito por: Isabela Rios/Webventure
Last modified: agosto 9, 2015