O leite de vaca vem sendo alvo de diversas polêmicas, devido novas intolerâncias causadas pelo seu consumo, porém ainda existe uma certa concordância entre nutricionistas para o mantermos na dieta. Patrícia Cruz, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP afirma que não devem haver restrições. Só devem retirar o leite os que apresentam alergia.
Os intolerantes à lactose, devem e podem continuar tomando e comendo os derivados como iogurte e queijos, porém isentos de lactose, diz Patrícia. A nutricionista da Academia Bio Ritmo Fulvia Gomes dá a dica: O leite é sempre indicado como fonte de cálcio para fortalecimento e formação dos ossos e também são ótimas fontes de proteína. As versões integrais devem ser observadas, para quem tem problemas com colesterol.
O cálcio
Samanta Brito, da Estima Nutrição, explica que o leite e seus derivados são uma das principais fontes de cálcio na dieta. Ele é melhor absorvido do que os vindos de fontes vegetais. A proteína, também presente em derivados, irá auxiliar no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Destaca-se também o seu papel fundamental na saúde dos ossos.
O leite, também possui um aminoácido chamado triptofano, que ajuda na sensação de calma e bem estar, relaxa os músculos, induz o sono e aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, completa Samanta.
+ Inscreva-se para 1ª Corrida e Caminhada Noturna Consaúde!
Malefícios do leite
O processo de pasteurização, ao mesmo tempo em que elimina bactérias nocivas, mata também parte das propriedades nutritivas do leite. Além disso, as vacas tratadas com antibióticos, hormônios e outros medicamentos produzem um leite recheado dessas substâncias, ou seja, bebemos todos os medicamentos por tabela, alerta Samanta.
Uma boa opção é ingerir leites vegetais, como soja, amêndoa, arroz, castanhas entre outros diversos sabores.
Quantidade ideal para consumo
A orientação é consumir três porções de lácteos por dia. Bom variar entre essas fontes, por isso, a pessoa pode ingerir, por exemplo, um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte diz Samanta.
Em média para alcançar as recomendações da OMS devem ser ingeridos de 2 a 3 copos diários.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe
Last modified: maio 4, 2017