A asa delta é um dos esportes que mais dá a sensação de liberdade ao praticante. A modalidade consiste em saltar de uma rampa, geralmente no topo de uma montanha, usando as correntes de ar quente para voar.
Na asa delta, o praticante vai deitado, com a barriga para baixo em uma espécie de cadeira acolchoada, é bem parecida com o paraquedas, a diferença é que a pessoa salta de um local fixo e com o equipamento já montado. O controle fica nas mãos, para direcionar o voo.
Qualquer um pode praticar esse esporte aéreo, normalmente em voo duplo. Os mais experientes vão sozinhos. O Brasil possui diversos picos ideais para a prática de asa delta, são mais de 400 rampas de norte a sul do país. Conheça os destinos mais procurados por quem quer fazer um voo incrível com belíssimas paisagens:
1. Pico Agudo Santo Antônio do Pinhal (SP)
Com 1.634 metros, é uma das maiores elevações rochosas do Brasil. O local fica na cidade de Santo Antônio do Pinhal, a 170 km de São Paulo, o Pico do Pinhal também conta com duas rampas, uma de madeira e outra natural. Ao saltar é possível ter uma vista incrível do Vale do Paraíba.
2. Pico do Gavião – Formosa (GO)
A rampa do Vale do Paranã fica no município de Formosa, em Goiás. O local é um dos mais procurados porque permite decolagens simultâneas. Com 1.300 metros de altitute, tem ventos bastante fortes, por isso não é tão recomendado a principiantes na prática, já que os pousos podem ser mais turbulentos.
+ Participe do Circuito Urban Night Run!
3. Pedra Bonita – Rio de Janeiro (RJ)
O local é um verdadeiro ponto turístico aos praticantes de asa delta no Brasil. Pedra Bonita na capital carioca é um dos saltos mais procurados por causa da vista de tirar o fôlego. Com quase 600 metros de altitude, de cima, é possível observar a Pedra da Gávea, o morro dos Dois irmãos e o Corcovado. O pouso é feito na Praia do Pepino, em São Conrado.
4. Morro do Careca – Balneário Camboriú (SC)
Morro do Careca é local ideal para voo em qualquer época do ano. Com um desnível de 120 metros, o vento é constante para as decolagens em rampa natural. Além do voo, é possível fazer trilhas e conhecer rios, cascatas, entre outras belezas naturais da região.
5. Quixadá CE
Com uma das principais rampas de voo livre do mundo, Quixadá é considerada um dos melhores locais para a prática da asa delta do mundo. Na região, devido às condições climáticas, é possível que praticantes experientes realizem voos de asa delta de mais de 300 quilômetros de distância!
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes
Last modified: junho 8, 2017