O rapel é um esporte de aventura, onde os praticantes encaram a descida de paredes, pontes, cachoeiras, vãos livres ou penhascos, fazendo manobras apenas presos por cordas.
A modalidade francesa exige bastante preparo físico. Além do uso de equipamentos de segurança (como: corda, mosquetões, cadeirinha, luvas e capacete) também é necessário conhecer algumas técnicas de montanhismo ou receber treinamento antes de sair se arriscando por aí.
No Brasil, não se fala muito sobre o rapel, porém a prática conta com um bom número de adeptos por várias regiões do país. O Webventure listou 5 destinos para você entrar em contato com esse esporte:
1. Gruta do Lapão – Chapada Diamantina (BA)
A Chapada Diamantina é o destino de praticantes de diversos esportes que envolvem natureza e aventura. Lá, é possível fazer rapel na famosa Gruta do Lapão, são 50 metros de descida negativa, convencional ou até mesmo de cabeça para baixo. Para chegar ao local é preciso fazer uma trilha a pé, que depois é compensada com a bela paisagem da caverna.
2. Pedra da Tartaruga Rio de Janeiro (RJ)
O local é um dos mais famosos para praticar rapel no Rio de Janeiro. A Pedra da Tartaruga fica a 45 metros de altura e está localizada na região de Guaratiba, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Para chegar até lá é necessário pegar uma trilha de aproximadamente 45 minutos. Lá do alto da pedra, a cerca de 135 metros de altura em relação ao mar, a vista é para as praias do Meio, Perigoso, Funda, Inferno e Búzios e mais ao fundo, as Praias de Grumari, Prainha, Abricó, Macumba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
+ Participe da iron Race Noturna 2017!
3. Cataratas do Iguaçu Foz do Iguaçu (PR)
Para que conhecer uma das sete maravilhas do mundo moderno da forma convencional se você pode fazer isso com muito mais adrenalina, em uma descida de rapel? A trilha até a base é de apenas 360 m, as Cataratas do Iguaçu têm 55 metros de descida com uma paisagem de tirar o fôlego.
4. Gruta Nossa Senhora de Lourdes da Terceira Légua Caxias do Sul (RS)
O lugar fica localizada na estrada do Imigrante, na cidade de Caxias do Sul. Para chegar até a gruta é preciso passar pela escadaria de 150 degraus, segundo a tradição católica cada degrau deve corresponder a uma Ave Maria. A região da gruta é um dos cenários mais procurados no Rio Grande do Sul por quem gosta de esportes radicais.
5. Cachoeiras do Cassorova – Brotas (SP)
Brotas, a 250 quilômetros de São Paulo, já é um destino famoso por quem busca adrenalina e aventura nos esportes. O rapel nas cachoeiras do Cassorova é bastante disputado. A trilha envolve corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata. É possível descer por três cachoeiras, a mais alta conta com uma queda d água bem próxima e 38 metros de altura.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes
Last modified: junho 26, 2017