Andar de bicicleta é algo que a maioria das pessoas aprende quando pequeno e para muitos a paixão torna-se tão grande que o pedal vira seu principal hobby, meio de transporte e para os atletas, uma profissão. O que os não tão envolvidos no esporte sabem, é que há o uso de sapatilha de ciclismo, que faz toda a diferença na perfomance.
Ao pedalar de sapatilha o ciclista fica clipado, fazendo com que o movimento de compressão dos pedais seja mais eficiente, como explica o triatleta e treinador Santiago Ascenço. Falando de uma forma bem simples, o atleta consegue aproveitar todo ciclo da pedalada. Para a prática do triathlon eu recomendo sapatilhas com um ou no máximo dois velcros, eles são ideais pois são fáceis, rápidos de calçar e tirar.
O primeiro uso da sapatilha não é tão fácil,porém ao se acostumar o atleta ganha muita confiança e clipado a força torna-se mais concentrada, melhorando a performance em cima da bike. O costume de desclipar o pé da bike vem com o tempo e em um primeiro momento o atleta deve ficar atento para evitar quedas.
Cuidados
A caminhada ao descer da bike pode ser algo incômodo, já que a sapatilha possui uma parte para fora fazendo muito barulho, além do solado rígido que pode causar dores se você andar por muito tempo.
Lembre-se a sapatilha não é essencial, mas se você pretende percorrer distâncias mais longas ou enfrentar subidas pelo caminho, há algumas vantagens que devem ser avaliadas.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe
Last modified: janeiro 23, 2017