Foto: Pixabay

Quer começar a andar de skate? Veja as dicas

Arquivo/ Outros

Invadindo metrópoles, cidades praianas e do interior o skate já está na cabeça de meninos e meninas de todas as idades. O professor de skate Tiago Rodrigues, da CNF4 Girls que tem um foco especial nas meninas que curtem o esporte, dá as dicas.

Por onde começar?

O mais importante é ter um skate de verdade. Os que vendem em supermercados, lojas de brinquedos ou artigos esportivos geralmente são mais decorativos e pouco funcionais. Em seguida ir em busca de acessórios essenciais como um bom capacete, cotoveleira, joelheira e tênis com sola baixa e reta. Chuteiras e tênis de corrida não são indicadas.

O que devo aprender primeiro?

O posicionamento correto dos pés, joelhos, braços e cabeça. Essas são as quatro partes do corpo que o skatista usa simultaneamente para manter-se em pé, adquirir velocidade e, uma das coisas mais importantes, parar com segurança.

As inscrições para a Meia Maratona de Porto Seguro já estão abertas!

Tênis de sola reta são a melhor opção Foto: adam121/Fotolia Tênis de sola reta são a melhor opção Foto: adam121/Fotolia

Em quanto tempo consigo aprender?

Com as orientações corretas do professor o aluno pode começar a andar já na primeira aula. Já manobras mais elaboradas tendem a levar mais tempo, dependendo de fatores como habilidade, predisposição e vontade de aprender de cada aluno.

Existe um skate mais fácil de andar?

Quem anda em um geralmente anda em todos, mas fazer manobras de cada modalidade específica (street style, freestyle, mini ramp, vertical, bowl, downhill slide, speed, longboard etc) já exige um pouco mais de prática. Recomenda-se sempre andar com uma galera mais experiente no assunto.

Onde devo praticar?

Indico pistas públicas de concreto ou particulares de madeira. Praças, quadras e ruas com piso liso e pouco fluxo de pessoas, animais e veículos também servem.

Quais exercícios paralelos pode beneficiar minha prática?

Aquecimento e alongamento básico são sempre bem vindos antes de começar a andar. A parte do equilíbrio é bem específica e tem de ser desenvolvida gradualmente no dia a dia. Mas quem já surfa, anda de patins, patinete, bicicleta, slackline, parkour e outros esportes de ação já sabem que o importante é gostar, ter vontade de aprender e não desistir nos primeiros tombos pois cair faz parte.

Comece em pistas de madeira ou em ruas menos movimentadas Foto: Chekunov Alexandr/Fotolia Comece em pistas de madeira ou em ruas menos movimentadas Foto: Chekunov Alexandr/Fotolia

Lugares em São Paulo com professores

Em todas as pistas particulares de madeira (existem mais de 20 espalhadas pela cidade) oferecem o serviço de aulas de skate para adultos e crianças. E nas pistas públicas de concreto também é possível encontrar professores de plantão. Na dúvida peça a indicação em uma Skate Shop próximo a sua casa.

Dica

Compre seu skate sempre em uma loja especializada onde o vendedor também seja skatista. Apenas um praticante experiente vai saber te orientar a comprar as peças e equipamentos corretos e te indicar um professor de confiança.

Hoje em dia é muito comum pais e filhos terem aula de skate juntos. Então aproveite bem esse esporte e divirta-se muito em família!

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Last modified: janeiro 25, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo