O Brasil foi muito bem representado em Stellenbosch, África do Sul, neste sábado, 10 de março. Henrique Avancini largou na primeira fila, puxou o pelotão no início da prova e andou sempre entre os primeiros para garantir uma inédita oitava colocação em uma etapa da Copa do Mundo UCI MTB XCO. No ano passado, o atleta fluminense ficou na quinta posição do ranking global da categoria XCO, conquistou um incrível top 4 no Campeonato Mundial de MTB, além de um top 10 na etapa de Andorra da UCI World Cup. Já na primeira grande competição do ano de mountain-bike, um esporte essencialmente individual, brilharam as estrelas do Henrique e da equipe Cannondale.
“O grande ponto do dia foi conquistar título por equipes. A Cannondale Factory Racing sempre buscou isso. Já ficamos em segundo lugar algumas vezes. Todos trabalham coletivamente, desde a pré-temporada na escolha de equipamentos. Essa vitória tem um valor sentimental enorme. São poucas as equipes que não focam apenas em indivíduos”, comenta Avancini.
Mesmo em um circuito travado e de velocidade média relativamente baixa, que não favorece o estilo de pilotagem do brasileiro, ele conseguiu imprimir um ritmo consistente e se diz muito feliz não só com o resultado histórico para o país, mas também por ter construído uma boa forma na pré-temporada.
“Fiz uma prova sólida, consistente, mas não me senti tão bem assim. Acho que na forma que estou, poderia ter obtido um resultado até melhor. E agora tenho que continuar solidificando isso para me manter sempre no top 10. Mas estou muito feliz e grato com essa nova marca pessoal e para o Brasil”, conclui o atleta. Você pode reviver as emoções da prova, na Red Bull TV.
Circuito Rio Antigo 2018 – Etapa Lapa. Inscrições aqui.
No próximo domingo, dia 18 de março, o piloto encara o Cape Epic, também na África do Sul
Last modified: março 12, 2018