A Highway One ou Pacific Coast Highway é a maior estrada costeira do oeste americano e cruza todo o estado da Califórnia, conhecida pelas belezas e histórias ao longo de sua extensão, é procurada por turistas do mundo inteiro.
Os roteiros mais comuns entre os viajantes vão de San Francisco até San Diego, no extremo sul do estado. São tantos parques, praias e cidades para conhecer durante o caminho que dividimos os itinerários em duas partes.
Confira a primeira, que vai de San Francisco a Los Angeles!
San Francisco
Esse é o ponto de partida para a roadtrip. San Francisco é uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos, mas nem por isso segue o ritmo das outras metrópoles americanas. Os moradores são conhecidos por aproveitarem como ninguém as belas ruas e ladeiras da cidade.
Portanto: “If you are going to San Francisco, be sure to wear some flowers in your hair…”, refrão da famosa música If you’re going to San Francisco, que significa, “se você estiver indo para São Francisco certifique-se de colocar algumas flores em seu cabelo.
Você não pode deixar de ir a Golden Gate Bridge, talvez o maior emblema da cidade. É impossível não se apaixonar pela ponte que é umas sete maravilhas do mundo moderno.
Em meio a Baía de San Francisco, está a Ilha de Alcatraz, que também é imperdível. O local já serviu de forte militar durante a guerra civil americana e presídio federal de segurança máxima, atualmente funciona como parque.
A Bay Area que reúne San Francisco, San José e Oakland merece mais de um dia para visita, mas agora está na hora de colocar o pé na estrada!
Santa Cruz
A pequena e bela cidade litorânea abriga um grande contraste. Suas duas faces são atrativas: de um lado a diversão familiar nos calçadões, o clima calmo e seus restaurantes, descontraídos e orgânicos, mas não se engane, não é só mais uma cidade pacata. Santa Cruz também é conhecida como a cidade do surf. Jack Oneill, lendário surfista é natural da cidade, lá ele construiu seu império, pela marca que leva seu nome, Oneill.
Além disso, a cidade tem sido agitada pelo crescimentos de seus vizinhos no Vale do Silício, tornando a vida noturna cada vez mais agitada.
Monterrey e Carmel
Cercada pelo Oceano Pacífico em três lados, a Península de Monterrey é um dos pontos mais românticos da viagem. Diversas praias tranquilas se unem às charmosas cidades, que contam com uma enorme diversidade de restaurantes finos. Lá está o Bubba Gump original, primeiro a ser lançado baseado no famoso filme Forrest Gump onde lanches, camarões e hambúrgueres são as especialidades da casa.
As cidades de Monterrey e Carmel também se destacam pela belíssima natureza, diversos passeios são realizados para ver baleias e golfinhos de perto, porém é no inverno em que eles estão presente em maior número, devido a migração das baleias do Alasca ao México.
Outra atração imperdível da península é o Monterey State Historic Park, o conservado centro da antiga Capital da Califórnia, Monterrey. Parte dos prédios estão conservados e contam com um museu da história do local.
Big Sur
Talvez um dos lugares mais fantásticos de toda a viagem. O Big Sur é capaz de tirar o fôlego até dos mais experientes viajantes. São 144 km de pura magia, a região não possui nenhum resquício urbano, são apenas paisagens naturais.
Você terá a oportunidade de atravessas a Bixby Bridge, uma das mais fascinantes e emblemáticas pontes da Califórnia. Veja de perto a McWay Falls, uma cachoeira que cai a 70 metros de altura direto em uma praia.
A fauna é outro atrativo, lá estão localizados os Condores da Califórnia, aves quase extintas. Além de ser possível observar baleias e lontras migrando pelo mar.
Hearst Castle
Viajando pela Highway One após cruzar o Big Sur, é possível ver o complexo enorme de torres perfeitamente decoradas no alto das colinas. Lá está o Hearst Castle, projetada de forma extravagante pelo o magnata novaiorquino, William Randolph Hearst, hoje é um dos parques mais visitados da Califórnia.
A obra conta com 165 quarto e 51 hectares de jardins, que contam com luxuosas fontes e piscinas. Uma delas, a externa, é uma das grandes atrações, com 32 metros de comprimento, ela é inteira feita com referências da Grécia antiga.
A visita é mais do que recomendada, as reservas devem ser feitas on-line com meses de antecedência.
A próxima parada é Santa Barbara: pequena cidade próxima a Los Angeles. Não perca a segunda parte!
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017