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A encruzilhada do Rally dos Sertões

Redação Webventure/ Offroad, Outros

Placa de campeã no estande da Troller. (foto: André Pascowitch)
Placa de campeã no estande da Troller. (foto: André Pascowitch)

A discussão de quem é o verdadeiro campeão nos carros do VIII Rally Internacional do Sertões está sob júdice, depois que a dupla da Mitsubishi/ Ceras Grand Prix, Guilherme Spinelli e Gilberto Barricatti, protestou contra o cancelamento da última etapa (Quixadá a Fortaleza/ CE). E promete ainda muito chão pela frente.

Uma curiosidade em especial, porém, se faz presente na Adventure Sports Fair. Os principais envolvidos, a Mitsubishi, que com a validação da etapa se tornaria campeã na categoria TTD (Diesel), a Troller, que tiraria o título da geral da Chevrolet Rally Team, e a Dunas Race, empresa organizadora do evento, estão com os estandes colados, formando uma encruzilhada no setor Terra da feira (2º piso).

Faca a face – A briga vai além da localização na feira. No estande da Troller há uma placa de madeira acima da entrada, visível de longe, comunicando ter conquistado o “1º Lugar Geral no Rally dos Sertões 2000”. Em frente, a Dunas está expondo a moto e o carro vencedores. E a S-10 Diesel da dupla Édio Fuchter e Luís Tedesco está com a mesma inscrição estampada. “Isso daí parece até as eleições dos EUA, sem definição”, brincou Reinaldo Varella, piloto da Troller, possível campeão.

Ao lado, no estande da Mitsubishi, o carro de Spinelli e Barricatti leva, no vidro frontal, a frase de “Campeã Categoria Diesel no Rally dos Sertões 2000”. Além disso, Spinelli e Ulysses Bertholdo, outro piloto da equipe que também correu o rali, revezam nos autógrafos para o público. No cartão assinado, a frase é repetida. “Sempre quando entra justiça no meio não acho legal. Não sei o que pode acontecer”, confessou Ulysses.

Quem será? – Na verdade, o protesto da Mitsubishi já foi julgado em 1ª Instância pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Confederção Brasileira de Automobilismo, com a maioria do votos a favor da montadora.

Com isso, a etapa será computada e as punições serão consideradas. Assim, a S-10 de Édio e Tedesco, que forfetou (extrapolou o tempo permitido para completar a etapa) por não ter cruzado o fim da especial, teve, segundo o regulamento, o pior tempo da especial com 10 minutos de acréscimo.

Segundo Marcos Ermírio de Moraes, organizador e diretor do rali, o pior tempo foi de 28 minutos e a dupla da Chevrolet obteve assim o tempo de 38 minutos. “O documento diz que não será cancelada a última especial e deve-se manter o resultado final divulgado, em que a Chevrolet é a campeã”, ressaltou.

Para a Varella, “todo mundo vai recorrer. Só que hoje a campeã é a Mitsubishi na TDD e a Troller na Geral. As duas marcas vão para a justiça comum. Vai ter muito rolo ainda. Isso vai durar mais quatro, cinco anos, isso vai. Infelizmente, é ruim para o esporte”. Falta agora, a Dunas Race fazer o pronunciamento oficial do resultado, baseado no Acórdão do Tribunal e, enfim, estabelecer a verdadeira dupla campeã do Sertões 2000.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch

Last modified: fevereiro 21, 2017

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