Foto: Pixabay

A energia de Paulo Afonso (BA)

Redação Webventure/ Outros

Igreja de São Francisco fundada em 1949  foi construída pela Chesf. (foto: Arquivo pessoal)
Igreja de São Francisco fundada em 1949 foi construída pela Chesf. (foto: Arquivo pessoal)

Neste Minha Aventura, internauta dá as dicas sobre um destino que vem ganhando notoriedade entre quem curte aventura.

Paulo Afonso, cidade com sol, vento, ecoturismo, eco-esportes, axé e muita energia 365 dias por ano. Ete foi o meu destino. A cidade fica no sertão da Bahia, distante 470 km de Salvador. Lá Lampião e Maria Bonita fizeram história com os cangaceiros, mais isso foi há muito tempo… Hoje Paulo Afonso gera energia para oito estados do Nordeste, tem criação de avestruz e possui um criadouro de tilápia que em poucos anos será o maior do mundo devido aos investimentos nesta área.

A cidade tem uma rede hoteleira para todos os gostos com capacidade para 1.200 turistas. Você pode saborear de comidas típicas como o Bode assado, carne de sol e outros. É conhecida principalmente pelo eco-esporte e ecoturismo, com suas belezas naturais e algumas ajudadas pelo homem, como as represas e o cânion.

O caminho – Minha viagem começou às 8h10, saindo de São Paulo e descendo em Aracaju. Mais quatro horas de viagem com escala em Salvador e de lá peguei um ônibus com destino a Paulo Afonso. No caminho passamos por várias pequenas cidades, onde o ônibus parava para pegar mais pessoas. A viagem é muito bonita e vale a pena se aventurar pelo sertão. Às 19h, ufa!, chegamos a Paulo Afonso. Foi maravilhoso e farei o mesmo caminho quando voltar lá.

Na cidade pudemos visitar vários pontos turísticos, como a Igreja de São Francisco, construída em 1949; as quatro usinas hidrelétricas; o mirante da represa da bacia de acumulação das Usinas PA I, II, III; e as praças da cidade, onde você pode comprar artesanato da região.

Opções para todos os gostos – Durante o ano Paulo Afonso realiza vários eventos de eco-esportes, como a Copa Vela, São João e, durante o período da noite, o turista pode assistir a shows como os de Lulu Santos, Skank, Timbalada e muitos outros nacionais e locais. Neste ano foram mais de 29 bandas de rock, pagode, samba e muito axé. Três dias de festas que atraiam cerca de 30 mil pessoas por dia.

Este evento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 foi o Copa Vela que apesar do nome só teve mesmo campeonato Baiano e Nordeste de Jet Ski com participação de 30 atletas disputando cinco categorias. A Prefeitura investe por ano cerca de R$ 1.500.000,00 em turismo, esporte e cultura, e sabe que precisa muito mais ainda para que o turista venha conhecer o que ela tem de mais bonito pra mostrar.

Lá o turista escolhe por onde começar, eu fiz assim: de dia, sol e esportes; de noite, muita festa; no outro dia, mais sol e esportes; e a noite, muita festa. Assim foi por cinco dias e estava preparado para muito mais. Infelizmente tive que voltar e já marquei a data da volta que será ainda este ano.

Para conhecer melhor Paulo Afonso, visite o site www.pauloafonso.ba.gov.br ou ligue para (75) 281-3347.

Este texto foi escrito por: Stélio Andrade

Last modified: janeiro 19, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure