Atendimento odontológico (foto: Patricia Croci)
Goiânia (GO) Enquanto os pilotos da 12ª edição do Rally dos Sertões disputavam o prólogo, a equipe da Ação Social iniciou suas atividades no Colégio Estadual Madre Germana, na periferia de Goiânia. Os moradores da região começaram uma fila no portão da escola às 06h da manhã. Às 10h, mais de 300 pessoas aguardavam pelo começo das atividades, principalmente da equipe médica.
Os dentistas, em especial, tiveram muito trabalho. As comunidades mais carentes não têm preocupação com higiene bucal, afirmou André Duarte, dentista que pelo segundo ano consecutivo acompanha a caravana. Por conta disso, a maioria sofre com cáries e, em muitos casos, é preciso extrair seus dentes para resolver o problema. Muitas das crianças atendidas eram banguelas.
Oportunidade Izabel Correia, uma dona de casa de 30 anos que sobrevive com o que recebe do programa do governo federal Renda Mínima, foi uma das primeiras a chegar na escola. Quando soube que a Ação Social passaria por lá, avisou todas as suas vizinhas e amigas. Izabel levou seus três filhos para atendimento ontológico. Arranquei um dente há algum tempo e até hoje eu sinto dor, ela conta. Não tenho condições de procurar um dentista, mas eu fiquei muito feliz quando a diretora da escola avisou dessa visita.
Izabel e seus filhos foram atendidos pelos dentistas André e Wolber de Campos, ambos de São Paulo. Além do atendimento, houve uma palestra para conscientização da importância da higiene bucal com destaque para a escovação e distribuição gratuita de pastas de dentes, doadas pela equipe de rally Mitsubishi Pró.
Este texto foi escrito por: Patricia Croci
Last modified: julho 1, 2004