Webventure

A especial “limpa velas” dos Sertões 99

Palmas (TO) – “Uma especial para limpar as velas”, esta foi a definição do diretor do evento, Marcos Ermírio de Moraes, para o
único trecho cronometrado de ontem. A Especial era formada por seguidos retões, alguns com mais de dois quilômetros, interrompidos por leves curvas nas estradas. Alguns pilotos de carros chegaram a
desenvolver velocidades entre 180 e 190 km/h. Mas a especial curta demais para promover grandes mudanças na classificação geral da prova. Apenas 62 km de muita velocidade cortanto a planície do Tocantins, a cerca de 100km de distância da capital Palmas.

As motos tiveram seu primeiro dia após a saída do líder Juca Bala do Rally. O piloto que liderava a categoria sofreu uma fratura na mão e ficou impossibilitado de prosseguir na competição. Nas retas a média de velocidade das motos era de 120 km/h, o mais alto até o momento no Rally. E quem acelerou mais forte foi Jean Azevedo, logo depois veio o chileno Carlo De Gavardo e Tiago Fantozzi. A ponta na geral permanece nas mãos de José Hélio Filho, que hoje fez o quarto melhor tempo.

Nos carros o dia foi de Luciano Braga, que conseguiu superar os problemas com a bomba de gasolina da sua Evolution e deixou todo mundo na poeira em uma performance impressionante. Atrás dele outro que tenta se recuperar na prova depois de um grande início de Rally: Ulisses Bertholdo finalmente viu sua estrela voltar a brilhar na prova. O terceiro melhor tempo ficou com carioca Paulo Vignoli
que aumentou sua liderança na classificação geral. Vignoli tem quinze minutos a frente de Reinaldo Varella da KIA.

Pioneira pisa fundo – Quem tem brilhado na categoria diesel dos carros é o veterano Marcelo Zebra. Com uma boa estrutura e muita experiência, Zebrinha, como é carinhosamente chamado por todos aqui, vem conseguindo excelentes resultados com sua Land Rover Defender 90. Em sua cola vem outra veterana: Corina Neumann, a pioneira entre as mulheres nos Sertões. Com uma L-200, Corina vem desbancando o favoritismo das L200 Intercooler.

Hoje é o dia da Especial no Deserto do Jalapão, a leste da capital Palmas. Os pilotos já irão pernoitar em São Felix de Tocontins, cidade mais próxima do Jalapão. Será a mais longa, e com certeza mais bonita, Especial dos Sertões 99. São mais de 200 km atravessando cerrados, planaltos e muitas dunas. A prova de fogo para os competidores que chegaram até aqui. Uma Especial de resistência e muita navegação.

Se você quiser acompanhar de perto o Rally dos Sertões 99 uma boa dica é acompanhar que vai ao ar todas as noites. O horário é 23:00 – canal SporTV da Globosat.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur