Foto: Pixabay

A esperança vence o medo

Redação Webventure/ Offroad

A preparação para a 16ª participação consecutiva da equipe Petrobras Lubrax no Dakar continua me dando a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Entra ano, sai ano, e essa ansiedade é incontrolável.

Esta será a edição que comemora 25 anos da prova. Partimos no dia 1º de janeiro de 2003, de Marselha (FRA) para um roteiro completamente diferente. No lugar das praias de Dakar, o rumo final da caravana será o Mar Vermelho, em Sharm el Sheikh. Cruzaremos cinco países: França, Espanha, Tunísia, Líbia e Egito.

Por já estar há tanto tempo envolvido neste processo, ou pelos excelentes resultados que a equipe obteve durante o ano, a expectativa era de que a tranqüilidade fosse maior. Na verdade a confiança e a experiência são maiores, mas por outro lado estamos querendo conquistar troféus nas três categorias (moto, carro e caminhão) num dos maiores desafios do mundo.

Perigo – Seria mais confortável não tocar no assunto segurança, mas garanto que não é muito saudável esquecer que esta prova é famosa pelos perigos. Se acontecer um imprevisto, um acidente, você não está cercado por médicos, ambulâncias e bombeiros como num circuito na Fórmula 1. Eventualmente o resgate pode levar horas ou dias.

Falando da garantia de um bom resultado, se uma partida de futebol é uma caixinha de surpresas, aqui podemos pensar num caminhão de imprevistos. Tudo é grande. Lá estão as maiores e melhores equipes do mundo que chegam a investir milhões de dólares na busca da vitória. Competidores e equipamentos estão sempre evoluindo.

Confiança – Se esta experiência acumulada por um lado nos impressiona, por outro nos traz alguma tranqüilidade. Uma espécie de anestesia, pois sabemos que somos capazes. Confiantes, entusiasmados, mas não a ponto de ensaiar o grito de campeão antes da hora, como fizeram os argentinos na Copa do Mundo de futebol.

Buscamos nosso sexto título. Estamos numa contagem regressiva. Então vamos aproveitar para contar tudo o que acontece nesta prova. Nos ajude a escrever a próxima coluna. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas. Mande um e-mail: parisdakar@parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Klever Kolberg (arquivo)

Last modified: novembro 24, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure