Foto: Pixabay

A expectativa do ataque ao cume do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Vitor Negrete e Rodrigo Raineri no Everest. (foto: Guilherme Setan)
Vitor Negrete e Rodrigo Raineri no Everest. (foto: Guilherme Setan)

A Try On Expedition II, formada pelos montanhistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, tem como objetivo ser a primeira expedição brasileira a alcançar o cume da montanha mais alta do mundo sem utilizar cilindros de oxigênio suplementar e esse fato que está muito próximo de acontecer.

Por isso, os quartos de um hotelzinho ao lado do Mosteiro Rongbuk, considerado o mais alto do mundo, a 4.980 metros de altitude onde Vitor e Rodrigo estão no momento – é o último local “confortável” para eles.

No mosteiro os montanhistas iniciam a sua mais longa e ansiosa espera pela abertura de uma janela de tempo para começar a subida progressiva e, finalmente, atacar o cume do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo com 8.850 metros, sem utilizar cilindros de oxigênio suplementar.

De olho na previsão do tempo, Vitor Negrete explicou: “Hoje (10/05) entrou um vento de altitude muito forte no Everest. Então ficaremos aqui mais alguns dias nos recuperando fisicamente para, assim que der, começarmos a nossa investida progressiva até o cume”.

Vitor ainda explica que “este período talvez seja um dos mais complicados para nós. Esta espera aumenta a ansiedade e temos que trabalhar muito o lado psicológico para não nos desgastarmos à toa. A convivência de mais de 15 anos entre Rodrigo e eu ajuda bastante neste momento. Já passamos por situações super difíceis juntos, e a confiança mútua que nasceu disso pesa nestes momentos”.

Na Try On Expedition I aventura anterior a essa – Vitor Negrete e Rodrigo Raineri tornaram-se os primeiros brasileiros a alcançar o cume do Aconcágua (6.962 metros), durante o inverno.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 11, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure