Webventure

A fotografia como companheira


A fotografia é uma mensagem. (foto: Fernanda Preto)

Em nova coluna, Fernanda Preto comenta a importância de observar todos os aspectos da fotografia para captar a mensagem que você quer passar.

Agradecendo o convite do Webventure para falar sobre fotografia no Circuito de Palestras fico muito satisfeita com o retorno positivo dos que estavam lá presentes e dos leitores da coluna, e também das dicas que todo mês escrevo. O assunto escolhido, viagens, sempre nos fascina, nos leva longe de nosso dia-a-dia, nos transporta para um mundo imaginário, nos faz descobrir novos maneiras pensar, de agir, simplesmente por estar conhecendo o outro, interagindo com o outro… É por essas nossas aventuras que lutamos, que eternizamos estes momentos através da fotografia… A fotografia é nossa companheira!

Acredito que a fotografia é uma grande companhia em nossas viagens. Nos encoraja, como viajantes, a descobrir uma região, nos permite eternizar nossas memórias e é uma maneira agradável de nos expressar através da arte.

“Eu estou lá” – A foto nos ajuda a nos aprofundarmos em assuntos que talvez de outra forma não faríamos. Procurando uma boa imagem, buscamos lugares únicos e lindas paisagens, para explorar além e interagir com o que está no rodeando. Quando fotografo, sinto estar fazendo uma conexão pessoal com o lugar e com sua gente. Eu estou lá.

Nós podemos mostrar aos amigos os lugares inesquecíveis em que estivemos, as pessoas maravilhosas que conhecemos. Nossa mente está tomada por essas imagens e revendo as fotografias nos faz lembrar das aventuras por quais passamos.

Pergunte a si mesmo – O grande segredo das boas imagens é o olhar. Pergunte a si mesmo: como eu vejo esta imagem? Uma boa fotografia tem qualidades que mostram o conhecimento, o interesse, a arte e a personalidade do fotógrafo.

A fotografia é uma mensagem. Expressa um estado, uma impressão ou uma emoção. Você é o autor tentando expressar uma mensagem de modo claro, conciso e eficaz. Mas como? Como qualquer mensagem, você primeiro precisa de um assunto. Pode ser seus amigos de viagem, alguns prédios, paisagens ou formas abstratas. O seu assunto, o “tema” é o ponto de interesse principal e normalmente colocado no primeiro plano.

Compondo esta mensagem, podemos incluir um segundo elemento, um contexto, normalmente de fundo, em último plano. Ele dá ao tema relevância, presença, noção de lugar, ou outro interesse. É a combinação de dois elementos, assunto e contexto, fundo e primeiro plano, que conta a mensagem.

Tão importante quanto saber o que incluir nas imagens é saber o que tirar. Tudo que não faz parte do assunto é distração, não passando a mensagem corretamente. Então não hesite em retirar elementos exagerados, aproximando ou se distanciando do assunto, e faça fotos claras e objetivas.

Uma boa fotografia é uma obra de arte. Captura o espírito do assunto e provoca sensações. Quando olhamos algo pela primeira vez, ficamos na defensiva. Nossos olhos instintivamente acham as luzes, as áreas claras e escuras e procura por pessoas. Será que conhecemos as pessoas nas fotografias? O que estão sentindo e como isso se relaciona conosco? Estão dando atenção a algo? Se estiverem, podemos reconhecer nas imagens, um prédio, uma paisagem e como isto parece? Qual o assunto principal ou objetivo principal? Qual o tamanho do assunto?

Podemos determinar escala colocando elementos na imagem, como uma pessoa, um carro ou um animal. Uma vez dada atenção às pessoas, nossa atenção começar a perceber assuntos mais abstratos. Primeiro percebemos as cores e tons do assunto a ser fotografado. Vermelho vivo, azul calmo, verde natural, e preto. Depois as formas. Curvas suaves, linhas contínuas, bordas. Como as luzes dão volume ao assunto!

Como o olhar se traduz na imagem? – Nós, como fotógrafos, podemos manipular tais situações buscando sombras, tons saturados, etc. Como o olhar se traduz na imagem? Formas nos levam as texturas, como o assunto deve ser sentido. Macio, duro, áspero, liso? A maneira que os elementos sãos justapostos e afetados pela mesma luz, nos faz considerar sobre sua qualidade e inter-relação. O equilíbrio faz nossos olhos caminhar, investigar a unidade existente, o contraste e o detalhe, cada elemento leva a outro. Qual a relevância de tudo?

As composições, as proporções de layout, dão importância aos elementos. Como artista-fotógrafo você pode decidir qual lhe agrada mais e como enfatizá-la melhor. Seja fotografando uma viagem ou seu dia-a-dia, o distante ou o próximo, o importante é exercitar novos olhares, entender como as partes se relacionam com o todo. Explorar este outro olhar,significa explorar a si mesmo.

Este texto foi escrito por: Fernanda Preto