Cena da EMA 99 na região do PETAR. (foto: André Chaco / Arquivo Webventure)
Em 1997, o empresário paulista Alexandre Freitas, envolvido com o mundo das finanças, ao participar de uma corrida de aventura na Nova Zelândia (Southern Traverse) gostou tanto do que vivenciou que resolveu implantá-la em nosso país.
Freitas passou a se dedicar integralmente a este novo projeto que, segundo ele, alia o prazer do esporte a uma nova visão, um novo estilo de vida que integra o homem à natureza, ao esporte e à conscientização da necessidade de preservação ambiental.
Criou assim a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura (SBCA), que organizou a primeira corrida de aventura do país, a Expedição Mata Atlântica (EMA), em outubro de 1998. Com 30 equipes participantes, a vitória foi para a KJ, da Nova Zelândia, pátria da modalidade.
De lá para cá, o trabalho da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura (SBCA) está sendo o de fomentar o crescimento sólido e duradouro das corridas de aventura, tendo inspirado outros organizadores.
Com o Elf, uma explosão – Em 1999, o Brasil recebeu a Elf Authentique Aventure, então a mais extensa corrida de aventura do mundo, na região Nordeste. Mais uma inspiração para que a modalidade se desenvolvesse no país. Nos últimos dois anos, quando foi formado o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, também por iniciativa da CBCA, compreendendo provas mais curtas e a própria EMA, houve um boom neste tipo de competição. Cada vez mais, adeptos competem em provas espalhadas por todo o Brasil.
A EMA, prova de longa duração (mais de cinco dias) e com a participação de equipes estrangeiras, ainda é considerada a maior corrida de aventura da América Latina e hoje pertence ao circuito mundial (AR World Series) como a única etapa sul-americana. O evento chegou a deixar a região de Mata Atlântica, que lhe dá nome, para ter edição na Amazônia, em 2001.
Outros destaques – Outras corridas e circuitos se destacam no cenário brasileiro, entre elas a Rio Eco, o Ecomotion Circuit e o Circuito Nordestino.
Devido ao interesse crescente de iniciantes, surgiram nos últimos anos as clínicas de corridas de aventura e minicorridas, especialmente desenvolvidas para esse público. Entre eles estão o Raid Brotas Discovery, a EMA-Escola, o Adventure Camp e o Short Adventure.
Relembre – Desde a primeira EMA, o Webventure esteve presente em todas as mais importantes corridas de aventura do Brasil e o desenvolvimento de nossas coberturas se mistura com a história deste esporte. Na seção Cobertura on line, confira cada uma em detalhes.
Este texto foi escrito por: Webventure