Foto: Pixabay

A história do paraquedismo no mundo

Redação Webventure/ Páraquedismo

Pára quedas redondo era usado para o lançamento de tropas (foto: Reprodução)
Pára quedas redondo era usado para o lançamento de tropas (foto: Reprodução)

Segundo a literatura, o paraquedismo começou na China, há 2000 anos. Os chineses realizavam saltos de torres enormes para abrilhantar festas imperiais, saltavam com imensos guarda sóis imensos.

Muitos anos passaram até outro registro do pára-quedas, que surgiu com o pintor Leonardo da Vinci. Ele desenhou um pára-quedas em forma de pirâmide. Esse pára-quedas não foi construído na época, mas foi desenvolvido e testado, com materiais que só estavam disponíveis no mesmo período, recentemente há 2 anos, por um francês.

O primeiro salto de paraquedas foi realizado por Andrew Jacques Garnerin, no dia 22 de outubro de 1797, a partir de um balão. Considerado o primeiro pára-quedista, Garnerin realizou um salto histórico na cidade de Paris, a 600 metros de altura. Porém, para se certificar de que a engenhoca iria funcionar, Garnerin lançou seu cachorro como cobaia e depois seguiu atrás.

Evolução – O paraquedas foi a solução que a maioria dos países encontrou para proteger os tripulantes de aviões militares durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O pára-quedismo teve sua maior evolução quando foi utilizado como meio de transporte na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para o desembarque de tropas na retaguarda da linha de defesa do inimigo. Milhares de soldados saltavam com seus pára-quedas verdes, para facilitar a descida em lugares inóspitos.

Durante os anos 60 o pára-quedismo era somente uma atividade. Nos anos 70, as empresas norte-americanas investiram e desenvolveram um equipamento mais moderno, o qual usamos até hoje, e o pára-quedismo começou a evoluir mais rápido. Foram fundados vários clubes que treinavam os pára-quedistas por um método bem rudimentar.

Nos anos 80 foi inventado o salto duplo e desenvolvido o método AFF (Acelerated Free Fall – queda-livre acelerada), o que possibilitou a difusão do esporte. O pára-quedismo acabou virando um esporte de competições. Hoje, são várias modalidades, desde as mais tradicionais, como a Formação em Queda Livre, ao Freefly, Freestyle, Skysurf e outras que estão sendo praticadas e são desenvolvidas a todo momento.

Este texto foi escrito por: Ricardo Pettená, especial para o Webventure

Last modified: agosto 16, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure