Em 2003 o Dakar terminará em Sharm el Sheikh. (foto: Ricardo Ribeiro / Vipcomm)
A posse do nosso futuro presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, fará com que o dia 1º de janeiro de 2003 fique marcado na nossa história. Será uma grande largada para o futuro do Brasil. Eu e todo time Petrobras Lubrax estamos longe, em Marselha, cidade do litoral francês. Aqui, também teremos uma largada, nesta mesma data, para a 25ª edição do maior rali do mundo, o Dakar.
Nestes 19 primeiros dias de janeiro o rali atravessará um percurso inédito. Partiremos da França e depois atravessaremos a Espanha para embarcar numa viagem de duas noites e um dia a bordo de um ferryboat cruzando o Mar Mediterrâneo. Vamos desembarcar em Túnis, capital da Tunísia, na África, e seguiremos para a Líbia e finalmente chegaremos ao Egito, concluindo os 8.550 km da prova no dia 19 de janeiro.
No lugar das tradicionais praias de Dakar, no Oceano Atlântico, o destino do rali será Sharm el Sheikh, às margens do Mar Vermelho (coincidência, mas parece até encomenda do PT). Nossa equipe chega ao rali para a 16ª participação consecutiva. Como nosso futuro presidente, viemos de uma campanha vitoriosa em 2002. Na maior prova brasileira, o Rally dos Sertões, vencemos duas das três categorias (nas motos com o Jean Azevedo e nos caminhões com André Azevedo).
Eu e meu navegador, Lourival Roldan, fomos vice-campeões com a L200 Evolution na categoria carros, além de outras conquistas e títulos durante 2002. Com este mesmo time estaremos representando o Brasil no Dakar.
Desafios – Como o presidente Lula e a equipe dele, nos preparamos muito para enfrentar um desafio que extrapola as fronteiras brasileiras. Nosso objetivo é elevar o nome, a bandeira e a imagem do país lá fora. Nossa marca é Brasil! Os concorrentes são fortes e têm a mesma intenção defendendo marcas diferentes. Como este time que passa a governar, confiamos em nosso potencial e vamos dar o máximo. Mas estes dois times, o nosso e do presidente, precisam de uma força indispensável: a torcida do povo brasileiro. O Brasil, além de nossa marca, é a nossa terra, e cada um de nós é um pedacinho importante que tem de fazer sua parte.
Acreditamos e esperamos que Deus ajude a todos nós. Desejamos para você e para o Brasil o mesmo que queremos para nós no dia 19 de janeiro: muita saúde, muita paz e a subida no pódio!
Mande uma mensagem de apoio aos pilotos brasileiros da equipe Petrobras Lubrax acessando a área Muro de Recados do site www.parisdakar.com.br.
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg (arquivo)
Last modified: dezembro 27, 2002