Mapa do percurso. (foto: Divulgação)
A Cape Epic, a competição de mountain bike maratona mais longa do mundo e que acontecerá entre os dias 2 e 9 de abril na África do Sul, terá um percurso de 900 km a serem percorridos em oito dias pelos melhores atletas de mountain bike do planeta.
A largada será na cidade de Knysna e a linha de chegada em Cape Town. Para se ter uma idéia da grandeza do evento, na primeira edição estiveram presentes 546 mountain bikers de 25 países. Foram 273 duplas participantes, sendo 147 masculinas, 13 femininas, 36 mistas e 77 na categoria Máster.
Foram necessários 500 mil litros de água, e a comida diária, segundo a logística da prova, se resumia em 2.500 kg de massa, 50 litros de azeite, 410 kg de fruta e 3.000 kg de muesli.
Cerca de 220 pessoas estarão trabalhando na organização do evento, incluindo oito enfermeiros. Os veículos de apoio serão 60, entre eles dois caminhões cisterna, três caminhões frigoríficos, caminhões com chuveiros e com 40 WC´s portáteis, duas ambulâncias 4×4, seis motos de médicos e etc.
É a maior prova de mountain bike do planeta e além das estrelas do esporte o evento também contará com uma dupla brasileira.
Pela primeira vez irão largar para a mesma competição um medalhista de ouro olímpico, o atual número 1 no ranking mundial da UCI, e o atual campeão da Copa do Mundo de cross-country.
O atleta da equipe Giant, Bart Brentjens (Holanda), medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta, medalha de bronze em Atenas, campeão mundial de 1995, campeão europeu de 2001, e medalha de bronze no mundial de maratona de 2004, vai competir em parceria com seu novo colega de equipe Roel Paulissen (Bélgica), o atual líder no ranking mundial UCI de cross country.
A equipe Giant belga-holandesa é a favorita para a vitória, mas vai enfrentar concorrência forte. Também ambiciosos para ganhar a segunda Cape Epic são os atletas da equipe Siemens-Cannondale, Christoph Sauser (Suiça), campeão mundial da Copa do Mundo de 2004 de cross-country e medalha de bronze na Olimpíada de Sydney, e Fredrick Kessiakoff (Suécia), 5º lugar na Copa do Mundo de 2004 em Livigno.
Os campeões da Cape Epic de 2004, Mannie Heymans (Namíbia) e Karl Platt (Alemanha), vão largar este ano com novos parceiros. Heymans (equipe Focus), vai correr em parceria com o campeão sul-africano, Jacques Roussow (equipe GT), que chegou 3º na Cape Epic de 2004.
Depois de ganhar todas as três maiores provas de mountain bike em etapas do ano passado (a Epic, a TransAlp e a TransRockies), Platt vai largar na segunda edição da Prova Africana Mágica e Selvagem com seu amigo e novo parceiro da equipe Rocky Mountain, medalha de bronze do mundial de maratona, Carsten Bresser (Alemanha), com quem Platt já ganhou o Desafio Adidas de Bike TransAlp em 2002.
O atleta austríaco Silvio Wieltschnig (equipe Fiat Rotwild), que chegou em segundo lugar na sua primeira Epic, vai juntar forças com o sul-africano Kevin Evans (equipe Scott), um dos líderes de mountain bike da África do Sul este ano. Os dois atletas, patrocinados pela Adidas, vão largar como Equipe Adidas-Fiat-Rotwild-Scott nesta prova de astros.
Mulheres – A forte candidata para ganhar a categoria feminina é a equipe Fiat-Bianchi, com a campeã múltipla de mountain bike, a sul-africana Hannele Steyn-Kotze, que chegou em terceiro lugar na Adidas TransAlp do ano passado. A equipe conta ainda com a famosa campeã sul-africana de golf Zoe Frost, vencedora de vários campeonatos internacionais Pro Am e também de dois campeonatos americanos individuais e de dois em equipe.
Entre tantas estrelas estará presente pela primeira vez a equipe amadora luso-brasileira composta por Mario Roma (PT) e Paulo Noto (BR), a Imigrantes.org.
Roma participou da primeira equipe brasileira na Transalp Challenge em 2003 e a dupla irá tentar cruzar a linha de chegada em Cape Town. Um homem nunca sabe daquilo que é capaz até que o tenta fazer, declara Roma.
As paixões que levam esses dois bikers a cruzarem a África pedalando são muitas. Encarar o desconhecido, estar em lugares muito pouco explorados pelas pessoas, representar seu país e poder principalmente trazer e transmitir novos conhecimentos, diz Noto. Já Roma quer saber como irá reagir em uma prova de 900 km com a temperatura de 40 ºC.
A principal estratégia da dupla será guardar energia para o final. Vamos começar num ritmo abaixo do normal para aclimatizar e guardar energia e força para os últimos dias.
Segundo os atletas os três primeiros dias serão cruciais. A primeira etapa terá 130 km, a segunda 140 km e a terceira 100 km, com um total de mais de 7.000 metros de subida. Depois de passarmos essa fase vamos poder avaliar nossa situação física e psicológica e aí sim começar a traçar uma estratégica mais competitiva, explica Roma.
E, para chegar ao final, prometem muita responsabilidade: Muita disciplina em todos os afazeres de pré e pós finalização de cada etapa e pedalar respeitando o limite de cada um para que efetivamente possamos terminar, completou Noto.
Estágio 1: Início 7h
Início : Knysna Quays Waterfront
Chegada: Saasveld Forestry Training College: Nelson Mandela Metropolitan University, George
Distância: 128.5km
Ascensão : 2940m
Terreno:Uma etapa de grandes desafios com uma seção técnica e longa de e uma trilha através de uma floresta potencialmente enlameada. Muitas escaladas; grande cenário nas florestas e vistas esplêndidas dos topos das montanhas. Atenção ao mergulho (gelado) através do rio.
Média. Max. Temp: 23.4ºC
Nascer do sol (Knysna): 06h40
Pôr-do-sol (George): 18h23
Estágio 2: Início 7h
Início: Saasveld Forestry Training College: Nelson Mandela Metropolitan University, George
Chegada: Herbertsdale
Distância: 144.6km
Ascensão: 2720m
Terreno: Uma etapa longa com uma abundância de escalda. O dia começa com uma trilha técnica de jipe através da floresta. O cenário é espetacular e tente evitar os elefantes ao longo do percurso.
Média. Max. Temp: 22.3ºC
Nascer do sol (George): 06h44
Pôr-do-sol (Herbertsdale): 18h25
Estágio 3: Início 8h
Início: Herbertsdale
Chegada: Langenhoven High School, Riversdale
Distância: 104.0km
Ascensão: 1435m
Terreno: Um dia relativamente curto para rever as táticas da equipe. A primeira parte deste dia é trilha técnica de jipe através da floresta seguida por estradas de fazenda abertas e por trilhas técnicas.
Média. Max. Temp: 24.2ºC
Nascer do sol (Herbertsdale): 06h46
Pôr-do-sol (Riversdale): 18h24
Estágio 4: Inicio 8h
Início: Langenhoven High School, Riversdale
Chegada: Barrydale
Distância: 110.6km
Ascensão: 2425m
Terreno: Algumas escaladas monstruosas. A primeira metade do estágio é estradas do cascalho seguidas por 20 quilômetros da trilha técnica de jipe no lado de uma montanha de cenários espetaculares. Um estiramento em declive muito rochoso e com seções enlameadas. Terminando no asfalto sobre a passagem magnífica de Tradouws.
Média. Max. Temp: 24.8ºC
Nascer do sol (Riversdale): 06h50
Pôr-do-sol (Barrydale): 18h27
Estágio 5: Início 8h
Início: Barrydale
Chegada: Montagu
Distância: 107.4km
Ascensão: 1135m
Terreno: Este é de todos os estágios o mais espetacular na história da Epic. Inclui mais de 50km através da reserva particular – alguma destas com Sanbona, a reserva com o nome de Big Five é a mais nova do Cape`s. Uma trilha de 4×4 muito difícil, rochosa e íngreme requererá muita agilidade na pilotagem. Não esqueça de aproveitar o cenário de um estágio verdadeiramente espetacular.
Média. Max. Temp: 25.8ºC
Nascer do sol (Barrydale): 06h52
Pôr-do-sol (Montagu): 18h27
Estágio 6: Início 8h(tbc)
Início: Montagu
Chegada: Villiersdorp
Distância: 127.3km
Ascensão: 2030m
Terreno: Um estágio muito duro e técnico – 3 seções muito técnicas em trilha 4×4.
Média. Max. Temp: 25.0ºC
Nascer do sol (Montagu): 06h56
Pôr-do-sol (Villiersdorp): 18h30
Estágio 7: Início 8h
Início: Villiersdorp
Chegada: Boschendal, Franschhoek
Distância: 103.7km
Ascensão: 1875m
Terreno: Um estágio muito agradável – escalada de trilha de jipe monstruosa de aproximadamente 10km antes do fim do estagio a escalada facilmente levará mais de 2 horas para completar. As extremidades na passagem Franschoek exigem 2 escaladas principais no mesmo dia. Alguns cenários de grande majestade.
Média. Max. Temp: 23.6ºC
Nascer do sol (Villiersdorp): 06h59
Pôr-do-sol (Franchhoek): 18h28
Estágio 8: Início 9h (tbc)
Início: Boschendal, Franschhoek
Chegada: Spier Wine Estate
Distância: 75km
Ascensão: 1460m
Terreno: 75km de estrada de jipe técnico e de single track . Cenário maravilhoso através das fantásticas vinícolas do Western Cape. Media. Max. Temp: 21.4ºC
Nascer do sol (Franschoek): 7h01
Pôr-do-sol (Stellenbosch): 19h10
Este texto foi escrito por: Redação Webventure