Foto: Pixabay

A nossa grande vitória no Rally Rota Sul

Redação Webventure/ Parceiros

São Paulo Estamos desfazendo as malas após o excelente resultado da equipe Petrobras Lubrax no Rally Rota Sul. O Jean Azevedo, com uma KTM 520, venceu na categoria motos e eu e o Lourival Roldan também fomos campeões nos carros com uma Mitsubishi L200 Evolution. Na categoria caminhões não tivemos a mesma sorte. O Mercedes-Benz 2428 do André Azevedo e Robson Pereira teve vários problemas e terminou em quinto.

Poderíamos olhar isso de maneira negativa, mas este não é nosso espírito. Estamos trabalhando para evoluir o equipamento, sendo que uma das mudanças foi a troca do câmbio manual para o automático. A equipe de mecânicos se empenhou ao máximo, mas o caminhão só ficou pronto às vésperas da prova e os testes aconteceram durante a competição. O resultado vocês já sabem, mas as informações e a experiência adquiridas serão uma fonte de recursos para preparar o Mercedes para seu próximo desafio: o Rally dos Sertões, no final de julho e começo de agosto.

Mas não estava no roteiro, muito menos no acampamento, o maior desafio que enfrentamos. Confesso que foi nos bastidores que fiquei frente a frente com meu maior medo. Embalados pelas iniciativas sociais que realizamos em 2002, e também na carona da campanha assistencial do governo Lula, decidimos visitar um centro de reabilitação para dependentes químicos em Torres, de onde foi dada a largada do Rota Sul.

Nosso tempo estava curto, mas não impediu que eu, o Jean e o Lourival déssemos uma escapadinha após nossa participação no prólogo (como os caminhões largaram por último, o André ainda não estava livre). Entramos no carro e no caminho aproveitamos para preparar o que falar. Mas o que falar? Não tínhamos a mínima experiência com o público deste perfil. Já havíamos participado de iniciativas para prevenção do uso de drogas ou trabalhos com crianças que vivem em famílias que enfrentam esta doença (a Organização Mundial de Saúde trata assim este tema).

A decisão foi contar um pouco da nossa vida no rali, das dificuldades mostrando que “nosso mundo não é um mar de rosas”, da persistência para vencer os maus momentos e da importância de estabelecer objetivos, de sonhar com eles. Cheguei assustado ao local. Não sabia o que me esperava, mas uma visita às dependências do Projeto Renascer, uma comunidade no estilo de uma fazenda, foi me dando tempo para colocar os pés no chão.

Após a visita nos reunimos no refeitório. Então começamos a nos entregar. Sem o uso de qualquer equipamento, a única técnica foi se dar, doar sua história, sua verdade procurando passar um bom exemplo, já que sempre existe a tendência de você ser imitado. Larguei na pole por ter maior experiência, já que realizo muitas palestras. Em seguida passei a bola para o Jean, que dominou a bola no peito, contou sua experiência e por sua vez tocou para o Lourival, que devia estar num dia muito inspirado ou sei lá. Não me sinto à vontade para contar o que eu, o Jean ou o Lourival falamos, mas foi emocionante, foi surpreendente. O Lourival se deu tanto que ninguém percebeu que eu cheguei a chorar com o que ele estava contando. Foi forte.

Saímos de lá orgulhosos, sabendo que essa fora a nossa grande, a melhor vitória destes dias. Aliás não tínhamos nada a perder neste campo; só a conquistar. Coincidência ou não, o resultado que se seguiu foi o melhor possível. Coincidência ou não, obrigado ao Lula pelo puxão de orelha nos lembrando com o Fome zero que temos de participar, dar o máximo. Mas também não vamos nos esquecer, que para o dar o máximo, precisamos cuidar da nossa sobrevivência e para isso precisamos continuar evoluindo, vencendo, sendo campeões e dando um bom exemplo.

* Klever Kolberg, 40 anos, piloto de carro da equipe Petrobras Lubrax no Rally Paris-Dakar e no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr e site Webventure (www.webventure.com.br).

Este texto foi escrito por: Klever Kolberg

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure