Foto: Pixabay

A terceira e última travessia da Tríplice Coroa de SUP

Redação Webventure/ Canoagem, Rafting e canoagem

Totó remando no Havaí (foto: Frederico Dillitzer)
Totó remando no Havaí (foto: Frederico Dillitzer)

A travessia de 50 quilômetros entre as ilhas de Maui e Molokai, no Havaí, dia 16 de julho, foi a última e a mais aguardada etapa da Tríplice Coroa Havaiana de Stand Up Paddle, série de três provas realizada no Havaí (clique aqui para saber mais sobre a competição).

A terceira competição contou com 44 atletas, entre eles os paulistas Antonio Carlos Bonfá, o Totó, e Claudio Chain, que ganharam a etapa na categoria dupla. Outra brasileira deu show: Andrea Moller, que mora no Havaí, venceu as três travessias na elite feminina solo. Já o também brasuca Livio Menelau chegou em terceiro na individual, ficando com a vice coroa. Masao Fukayma e Alessandro “Amendoim” Matero também correram a etapa, faturado o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, na individual entre 30 e 39 anos de idade.

>> Clique aqui para saber como foi a primeira etapa da Tríplice Coroa Havaiana de SUP.

>> Clique aqui para saber como foi a segunda etapa da coroa.

Na próxima página, Totó relata a última travessia.

“Realizar uma prova deste porte, com a mobilização dos principais remadores da elite do esporte é um grande desafio, seja pela janela de prazo as três etapas acontecem entre três finais de semana consecutivos ou, principalmente, pela exigência física somando os três percursos, cada atleta percorreu cerca de 60 milhas náuticas (mais ou menos 110 quilômetros) em exigentes condições, com ventos de 30 nós, fortes correntes e ondulações de até 2 metros.

O caráter pioneiro e inédito do evento gerou dúvidas entre os competidores e a organização sobre a possibilidade de conclusão em boas condições das três etapas. A prova em Honolua, no final de semana anterior, havia sido extremamente dura e boa parte dos atletas torcia para que condições favoráveis de vento, ondulação e corrente se acertassem para a travessia final, no canal que liga as ilhas de Maui e Molokai.

A prova reunia não só os competidores das etapas anteriores, mas outros atletas de diferentes regiões do planeta, atraídos pelo desafio. Mas havia a disputa pelo título da tríplice coroa, liderada até então entre as mulheres pela brasileira Andrea Moller e pelo havaiano Connor Baxter, de apenas 16 anos, entre os homens. Ainda havia uma boa margem para o brasileiro Livio Menelau ganhar o vice-campeonato, fincando seu nome definitivamente entre os melhores do mundo na modalidade.

As condições
A situação era boa, mas somente na segunda metade da prova, depois de 2 horas de remada em mar aberto, que o oceano resolveu enfim nos presentar com excelentes condições de downwind (vento na popa do remador). Reunindo bom intervalo entre as ondas e com vento adequado, esta parte foi uma das melhores condições de travessia segundo os remadores mais experientes.

No fim, mais uma vitória de Baxter, que ganhou as três provas, estabelecendo novo recorde em cima de seus próprios números: ele fez a etapa em 3h10min, batendo sua marca de 3h24min. Atrás, em disputa acirrada, veio o havaiano Dave Kalama. Já Livio assegurou a terceira colocação e o vice-campeonato da coroa.

Andrea Moller é um caso à parte, tamanha a hegemonia dela sobre as competidoras: ela venceu com 3h50min, seguida de Jenny Kalmback e Devin Blish. Andrea faz a disputa parecer fácil entre tantas atletas do mais alto nível.

Eu e Chain estreamos na prova, chegando com o tempo de 4h8min. No fim, nossa temporada no Havaí foi aproveitada ao máximo. Conseguimos superar as nossas melhores previsões e fomos presenteados com uma grande benção dos deuses polinésios. Foi também impressionante ver o alto nível do SUP e saber que estamos bem representados pela comunidade brasileira na Meca do esporte, Maui.

Nossas melhores lembranças e agradecimentos para Jimmy Lewis, Masao Fukayma, Livio Menelau, Rebeca Lee, Andrea Moller, Patrícia Barros, Daniela Chain, Alessandro Matero, Marcio Freire, Laerte Pegoraro, Ricardo Cal, Régis, Fifo, Art in Surf, Boardhouse.”

Este texto foi escrito por: Da Redação

Last modified: agosto 8, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure