Webventure

A união da Brazil Adventure e Hombres de Maiz

As vezes as dificuldades de uma corrida de aventura podem juntar equipes antes rivais – mesmo que seus integrantes falem línguas diferentes. Foi o que aconteceu com a Brazil Adventure e a Team Hombres de Maiz, da Guatemala, no Eco-Challenge. Ambos estreantes na prova e longe da disputa pelo título, os times se encontraram durante a primeira noite, em Andres, ficaram amigos, e seguiram como uma superequipe agora de oito pessoas até serem eliminados – os brasileiros pediram resgate na sexta de manhã.

A reunião de dois grupos era a última esperança de que ambos pudessem completar a prova, mesmo que fora da disputa oficial. Pablo Arenales, do time guatemalteco, disse que seus companheiros estavam tão ensopados do trecho inicial em caiaque que tiveram de pedir ajuda a uma família local para secar as roupas e tomar um pouco de sopa quente.

Diversão – Em seguida, na cavalgada, encontraram os brasileiros no meio da escuridão e adotaram uns aos outros, dividindo suprimentos e as decisões da navegação. Estavam felizes por terem se juntado quando uma tempestade pegou a todos de surpresa na madrugada de sexta-feira para sábado, durante a etapa na montanha. “Todos fomos para a tenda que abrigada três pessoas”, conta Arenales. “Os brasileiros foram maravilhosos, tinham os melhores alimentos.” Segundo Valdir Pavão, da Adventure Team, “todo mundo riu muito” até que chuva passasse.

“Estamos aqui, a salvo e secos, porque nos ajudamos mutuamente. Foi uma noite gostosa, mesmo na tempestade, porque estámos juntos”, acrescentou Pavão no PC 7. “Este é o espírito do Eco-Challenge. Se você não ajudar os outros e não for ajudado, pode ter problemas.”

Por causa da longa tempestade, os dois times não conseguiram chegar a tempo ao PC seguinte, sendo cortados da disputa. Mesmo assim, eles continuam as atividades. Ontem, foram levados de carro ao PC11, onde iniciariam o trecho de caiaque.

Este texto foi escrito por: Webventure