O GP da Suíça foi um dos mais interessantes desta temporada, com ótimas corridas nas três categorias: 125cc, 250cc e 500cc. James Dobb, Claudio Federici e Marnicq Bervoets venceram facilmente esta etapa de Roggenburg, na Suíça. O tempo estava muito bom e mais de 15.000 espectadores assistiram as corridas.
125cc – Keneth Gundersen conseguiu um holeshot no GP 125 enquanto Eggens, Breugelmans, Belometti e Rattray enroscaram-se. Gundersen liderava a prova desde a primeira volta seguido por Seguy, Chiodi, Dobb, Caps e Ramon. Gundersen abriu uma brecha de três segundos para o segundo colocado, Dobb. A diferença entre os dois foi diminuindo até que Dobb conquistou a primeira posição e a sua sétima vitória nesta temporada.
Enquanto Eggens abandonou a bateria, Ramon, Seguy e Gundersen travavam uma batalha pela segunda colocação fazendo com que esta corrida fosse tensa até os momentos finais. Gundersen e Seguy duelaram na décima-sexta volta quando Seguy conquistou definitivamente a segunda posição e Ramon terminou em terceiro seguido por Gundersen, Chiodi, Caps e Traversini.
250cc – Houve outra confusão no início da corrida da categoria 250cc: Coppins, Aubert, Cepelak e Rodriguez foram alguns dos competidores envolvidos. Federici conseguiu o holeshot com Pichon, Zanni e Bolley atrás dele, mas Bolley teve alguns problemas e ocupava apenas a décima posição após a volta inicial. Federici foi o mais rápido nos treinos e no início da bateria, obtendo uma boa diferença dos demais pilotos desde as primeiras voltas. Essa diferença acentuou-se quando Pichon caiu na terceira volta e Beirer também caiu na décima quarta volta. A corrida estava emocionante pois Beirer, Reed e Demaria corriam juntos. Pit caiu, pela segunda vez, e a segunda posição ficou para Gordon Crockard, o décimo-quarto na volta inicial. Pichon pegou a sua pior colocação, oitava, mas ele continua liderando o campeonato.
500cc – Bervoets conseguiu o holeshot do 500GP, e na segunda curva os pilotos Smets e Van Drunen enroscaram-se. Bervoets fez uma bela corrida para ganhar a sua primeira vitória nesta temporada e Everts teve sorte quando não caiu no momento em que Eckenhart o empurrou na segunda curva. Stefan perdeu tempo mas nãocaiu e voltou a ser o segundo colocado na quinta volta. No final da corrida, Bartolini e Lindhe pressionaram o piloto e finalmente Lindhe terminou em terceiro na última volta.
Veja abaixo os resultados das corridas:
125cc
1) Dobb;
2) Seguy;
3) Ramon;
4) Gundersen;
5) Chiodi
250cc
1) Federici;
2) Crockard;
3) Reed;
4) Demaria;
5) Bolley
500cc
1) Bervoets;
2) Everts;
3) Lindhe;
4) Bartolini;
5) McFarlane
Veja também a classificação do campeonato:
500cc
1) Stefan Everts;
2) Joel Smets;
3) Marnicq Bervoets;
4) Francisco Garcia Vico;
5) Andrew Mc Farlane
250cc
1) Mickael Pichon;
2) Gordon Crockard;
3) Claudio Federici;
4) Chad Reed;
5) Pit Beirer
125cc
1) James Dobb;
2) Steve Ramon;
3) Luigi Seguy;
4) Erik Eggens;
5) Kenneth Gundersen
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 14, 2001