Foto: Pixabay

A voz da Tripulação 11: André Mirsky

Redação Webventure/ Vela

André Mirsky  de 27 anos (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)
André Mirsky de 27 anos (foto: Divulgação/ Team ABN AMRO)

Quando chegamos, o Lucas e eu em Portugal no começo de maio, um sorridente e animado SiFi veio ao nosso encontro comunicar que no dia seguinte partiríamos para uma viagem para Portsmouth (aliás, um lugar muito bem escolhido pela organização para fazer uma das paradas da Volvo Ocean Race no ano que vem) na Inglaterra a bordo do Pindar.

Que ótimo! Foi a primeira reação logo acompanhada de uma ducha de água fria: serão 6 dias no contra vento! Mas tivemos sorte e ns últimas horas pegamos um belo vento de través onde o Open 60 mostrou todo o seu potencial voando a 20 nós de velocidade. Um barco fácil de velejar, planejado para ser levado em solo, cabos desmultiplicados, piloto automático e mais uma série de acessórios que fazem deles máquinas de altíssima performance.

E além de sorte valeu também para mostrar que a dupla brasileira é pau para toda obra. Quando estourou uma das genoas fizemos o conserto e quando entrou a calmaria tínhamos a vela certa para usar.

Depois de alguns dias de volta a Portimão a bordo do ABN AMRO V60 e com previsão de ventos a favor. Apesar de um período de ventos contra o que acabou acontecendo já na costa portuguesa foi isso mesmo, e junto com o Roy Heiner nos alternávamos no timão surfando a 22 nós em ondas enormes e deixando todo mundo a bordo com sorriso de orelha a orelha.

E o Roy mandando manter o pé embaixo, estilo Volvo Ocean Race. Mostramos, todos, a capacidade da nossa jovem tripulação afinal conhecíamos pouco o barco e éramos apenas oito e não 12 trabalhando. Tanto o Roy como o treinador Maurice ficaram impressionados de ver que a tripulação tem mais experiência do que todos poderiam pensar.

Na chegada a Portimão mais um vento contra, dessa vez particular, me esperava. Tive que voltar para o Brasil, pois meu pai não estava passando bem. Aqui estou ao lado dele e já pronto para ir a Marselha me juntar à equipe, trabalhar junto com eles e exigir 100% do barco.

Nossa integração vai ser fundamental para construir uma base sólida para a Volvo Ocean Race. E pela frente temos calmarias e finalmente muito vento de popa, as minhas especialidades. Enfim, um verdadeiro teste para, quem passar, estar mais do que credenciado a ser um velejador profissional de sucesso nas próximas regatas desse nosso mundo azul.

Sucesso para todos nós,

André

Este texto foi escrito por: André Mirsky, velejador brasileiro do TEAM ABN AMRO

Last modified: junho 1, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure