Bem, os sanduíches e as frutas que tínhamos a bordo já são história. A comida liofilizada, infelizmente, está na ordem do dia.
O ‘Junior’ (Andrew Lewis) continua produzindo sem parar nossas bebidas isotônicas. O problema é que o gosto não é lá dessas coisas. Não por culpa dele não, é que a água dessalinizada além de perder o sal, perde também minerais e fica com um gosto diferente. Agora que os Sports Drinks do Junior são muito melhores do que a água dessalinizada pura, isso eles são!
Estamos de olho agora na Zona de Convergência Inter tropical, a região de calmarias equatoriais que nós ingleses chamamos de ‘doldrums’*. Se você consultar um dicionário vai ver que além dessa calmaria ‘doldrums’ é também tristeza, apatia, melancolia e estagnação. Tudo causado e potencializado pela falta de vento, claro.
Imprevisão de tempo – Um das características únicas do ‘doldrums’ é que definem uma área que está em constante movimento e que muda rapidamente todos os dias. Esperamos ter uma passagem boa através dela e que o tempo seja clemente. No momento em que atingirmos o Arquipélago de Cabo Verde vamos ficar na posição exata para passar pelo ‘doldrums’ no ponto certo.
Para não dizer que não tivemos nenhum problema a bordo, vocês devem ter notado que algumas vezes desaparecemos do mapa. É que o sistema (o Sat C) que transmite o nosso posicionamento está com dificuldade de fazer o seu trabalho automaticamente como deveria. Agora que sabemos que o problema existe, fazemos manualmente o serviço a cada 3 ou 4 horas.
O sistema de turnos que estamos usando é o mesmo, sempre 4 horas de trabalho por 4 horas de descanso. A equipe está dividida em 3 grupos e esses são divididos em dois plantões. O Watch Captain e os Proeiros mudam a cada 4 horas. Duas horas após eles terem sido substituídos, o Pitman, o Trimmer e o Timoneiro revezam com os seus pares. Isso assegura total continuidade entre um turno e outro.
O Seb e eu também tentamos entrar no ritmo de 4 horas de trabalho por 4 horas de descanso. No entanto apenas raramente funciona assim. Normalmente passamos mais tempo no “on” do que no “off” mas sempre procuramos dormir em horários diferentes.
Saudações,
SiFi
* pronuncia-se ‘dou-drams’
Este texto foi escrito por: Simon ´Si Fi` Fisher, navegador do barco ABN AMRO 2