Webventure

A Voz da Tripulação 33: Gerd Jan `Johnny´ Poortman

Na semana passada chegamos aqui em Den Helder,na Holanda (a minha terra natal) depois da viagem desde a nossa base em Sanxenxo na Espanha.Vamos ficar aqui até o batismo do segundo barco do TEAM ABN AMRO que acabou de sair do estaleiro.

A viagem foi muito boa, tendo a bordo apenas a nossa tripulação de 10 pessoas sem ninguém da Equipe 1. No início não tínhamos vento nenhum, mas depois de andar algumas horas a motor veio um vento de 23, 24 nós. Foi bom para todos se familiarizarem com o barco e seus sistemas. Muita água entrando no deck, mas poucas manobras.

O ABN AMRO V70, bem, é rápido e impressionante! Tudo o que nós esperávamos. Aprendemos bastante sobre ele, incluindo novas maneiras de trabalhar comas grandes velas. É um barco grande e sentimos falta de mais gente na tripulação.

Para facilitar existem novos sistemas à disposição.Tudo projetado para provas de oceano, coisas que alguns de nós não tínhamos usado nas provas que fizemos. Precisamos então acertar o que temos. Na verdade aprendemos muito em como manejar os novos sistemas e torna-los ainda melhor.

Não tivemos a oportunidade de levar o barco aos seus limites, infelizmente. O tempo não ajudou mas certamente não teríamos abusado já que a meta principal era chegar aqui para começar os testes com os dois barcos. Tem lugar e hora para tudo e a nossa chance vai aparecer logo outra vez.

Não chegamos nem aos 50% do potencial do barco até agora.Tem muita velocidade ainda para tirar dele e vamos fazer exatamente isso.

Saudações,
Ger-Jan Poortman

Este texto foi escrito por: Gerd Jan `Johnny´ Poortman, tripulante do ABN AMRO 2