Nick Bice (foto: Divulgação)
Estamos na fase final dos ajustes, antes das medições, de cada um dos barcos que vai participar da prova. Não existe outra hora para finalizar cada idéia que foi trabalhada nos últimos meses. Não sobrou tempo para tentar novas idéias. Depois da pesagem o que teremos é o que usaremos por toda a prova.
A organização da Volvo Ocean Race começa a medição dos barcos mais perto do final deste mês. Isso colocou uma data limite no nosso planejamento e estamos todos trabalhando para finalizar as idéias para que possamos usar o que existe de melhor durante a VOR.
Trabalho não termina nunca – O TEAM ABN AMRO tem uma equipe de terra grande, mas que está inundada de trabalho. Até os velejadores colocam os macacões e se atiram ao trabalho. Esse é o outro lado da VOR que as pessoas raramente conhecem. Você tem a sua equipe de terra, mas como se trata do seu barco e você é responsável por ele em alto mar, também depende de você se o trabalho foi feito.
Nessa prova você não é apenas velejador, cada um tem o seu pequeno departamento e você é inteiramente responsável por ele. Se o seu departamento não for bem cuidado, o resto da tripulação corre o perigo de não vencer a prova. Não é apenas um desfile promocional de apresentação, é trabalho de verdade. Isso significa 60 a 70 horas de trabalho por semana.
Não é apenas entrar no barco e esperar que a equipe de terra solte as amarras. Você está de todos os lados, você não desce do barco e espera que alguém o lave. O barco é o nosso xodó, temos que cuidar. Temos sorte de ter as pessoas que temos na equipe já que assim conseguimos fazer bem todos os trabalhos.
Eu preparo a lista de trabalhos para o nosso barco (ABN AMRO 2) já que meu papel é duplo, capitão da equipe de terra e da tripulação na água. O Dave (Endean) tem o mesmo papel no outro barco no ABN AMRO 1.
Este texto foi escrito por: Nick Bice, do Team ABN Amro