Everest ainda é a montanha mais procurada (foto: Divulgação/ Manoel Morgado)
A partir deste mês de março, as expedições já se preparam para escalar as altas montanhas, principalmente o Everest, Lhotse e Annapurna. Vários montanhistas de todo o mundo já se preparam para travessias, ataques sem oxigênio e homenagens a companheiros. Dentre eles, está planejada a ida do brasileiro Manoel Morgado ao Everest no final do mês.
Andrew Lock, experiente montanhista que já tem em seu currículo duas escaladas ao Everest sem oxigênio suplementar, irá novamente subir a montanha de 8.848metros de altitude do Tibet e, em seguida, atravessar para o Nepal.Outra expedição como essa, planejada por Gavin Tuner teve que ser cancelada por problemas burocráticos. O norte-americano iria atravessar duas vezes o Everest, do Nepal ao Tibet pelo cume da montanha.
Ao todo, serão 35 expedições registradas para o Everest, sendo onze pela face norte e vinte e duas pela face sul, inclusive a do brasileiro. Escaladores explicam que a face norte da montanha é a mais difícil de se escalar por conta da menor incidência de luz solar, muitos ventos e apresentam mais dificuldades técnicas. Clique aqui e saiba mais.
O Annapurna (8.091 metros) é a segunda montanha com mais número de campanhas de escaladores, totalizando onze; e o Lhotse (8.516 metros), com seis.
Brasil– Manoel Morgado segue firme na preparação para escalar o Everest no final deste mês, juntamente com a guatemalteca Andrea Cardona. Ela poderá ser a primeira mulher da América Central a conquistar o cume da montanha. Morgado explica em seu diário que irá retomar os treinos com seriedade após as férias e já inicia um trekking pela ilha norte da Austrália.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 2, 2010