Foto: Pixabay

Abertura da temporada de montanha lota oficinas no Pico do Jaraguá

Redação Webventure/ Montanhismo

Oficina de introdução à escalada em rocha (foto: Mauricio Rummens/ Webventure)
Oficina de introdução à escalada em rocha (foto: Mauricio Rummens/ Webventure)

A manhã de sol deste sábado animou montanhistas e curiosos que compareceram em peso na Abertura da Temporada de Montanhismo de São Paulo. As quatro oficinas realizadas no período da manhã, de introdução à escalada em rocha, nós e voltas, auto-resgate e meteorologia tiveram todas as vagas preenchidas, cerca de 20 para cada.

Parte do sucesso veio pela presença de grupos de escoteiros que realizaram as atividades. “Creio que os objetivos foram superados, e não só alcançados. Tivemos uma presença acima da esperada, e em todas as oficinas e palestras muita participação do público”, comemorou Silverio Neri, presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo.

Primeira a esgotar as vagas, a oficina de introdução à escalada em rocha acabou reunindo mais de 20 pessoas no campo escola criado logo abaixo de uma das antenas do Pico do Jaraguá, a maior montanha da região metropolitana de São Paulo, com 1.135 metros. Duas vias em top rope foram montadas, com cerca de 12 metros e quarto grau de dificuldade, possibilitando o primeiro contato da maioria dos presentes com as técnicas e equipamentos para rocha. Marco Nalon, Marcelo Schwab e Simone Duarte foram os responsáveis pela oficina.

A programação seguiu com palestras de Mínimo Impacto, com Milton Dines, Programa de Acesso às Montanhas da FEMERJ, com Kika Bradford e Ética na prática do Montanhismo, com Rosângela Gelly. Exibição de filmes de montanha e sorteio de brindes fecharam o evento.

Com o evento, está aberta oficialmente a temporada de montanhismo e escalada no Estado de São Paulo, justamente nas estações do outono e inverno, época em que chove pouco.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: maio 14, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure