Webventure

Abertura do Sul Brasileiro de Balonismo será em Campo Mourão


Balonistas vão invadir o céu de Campo Mourão (foto: Divulgação)

Os balonistas vão invadir o céu de Campo Mourão. Entre sexta-feira e domingo, a cidade do interior paranaense vai ganhar um colorido especial ao receber as disputas da primeira etapa do 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo. A competição será realizada junto com a 19º Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

Durante três dias de prova, 11 pilotos se enfrentarão em cincos vôos competitivos e
terão de realizar diferentes tarefas para obter o melhor desempenho na
primeira fase da competição. Essa etapa apresenta uma série de provas que geralmente é de precisão, quando um alvo deve ser atingido, seja no chão ou suspenso no alto de um mastro.

Na Prova do Mastro é colocada, por exemplo, a chave de um carro dentro de uma sacola, ou reproduzida em papel, que será afixada no alto de um mastro. Todos os concorrentes decolam de uma distância de no mínimo três quilômetros do local do mastro e o objetivo é, em meio ao vôo, apanhar a chave com as mãos. Ganhará aquele que conseguir pegar a chave. Segundo os pilotos mais experientes, a chance de se conseguir realizar esta tarefa é de apenas 1%, tanto que em alguns campeonatos é oferecido um segundo prêmio para aquele piloto que mais se aproximar do mastro.

Outra prova bastante conhecida é a Caça a Raposa. Nela um balão é escolhido para ser a “raposa”. Ele decola antes dos concorrentes, depois de 10 minutos os outros pilotos levantam vôo e tentam pousar o mais próximo possível do balão “raposa”.

Na prova do Alvo Declarado, os pilotos recebem um mapa da região com vários alvos assinalados. Partindo de um ponto qualquer, distante pelo menos três quilômetros do alvo escolhido, os pilotos decolam carregando suas marcas (fitas com um saco de areia em uma das extremidades) que devem ser jogadas contra o alvo. Vence aquele que chegar mais próximo do alvo.

Na Cotovelo, os balões decolam do local do evento, depois de alguns minutos, jogam suas marcas e tentam sair da linha imaginária e jogam outra marca. Vence quem formar o menor ângulo entre o local de subida e as duas marcas.

O Fly in é quando os balões decolam de fora da área do campeonato, e os pilotos jogam suas marcas o mais próximo de um alvo delimitado dentro da área.

No meio de todas essas provas, a noite de sábado guarda uma apresentação para quem for assistir ao evento. Os balonistas farão um show com a exibição
noturna do Night Glow, onde voam com balões iluminados no Parque de Exposições.

A próxima fase da etapa será entre os dias 16 e19 de julho na cidade de Maringá, também no interior do Paraná.

Este texto foi escrito por: Webventure