A Associação Brasileira das Empresas do Turismo de Aventura (Abeta) ganhará importante reforço neste ano. Isso graças a uma parceria assinada em dezembro, com o Sebrae Nacional, que garantirá um investimento superior a R$ 2 milhões.
Com o convênio, serão aplicados R$ 2.255.700,00 em ações de assistência técnica para empresas de implementação da norma NBR 15331, também conhecida como Sistema de Gestão de Segurança. Assim, haverá subsídio às iniciativas de certificação de condutores de empresas, além da disseminação da cultura da qualidade e da segurança para a operação responsável e segura de atividades.
A parceria fecha o ciclo de organização em favor do segmento de aventura, de acordo com Israel Waligora, presidente da Abeta. A mobilização, que começou em 2003 com a criação de Normas Técnicas, e está tendo continuidade com a realização de seminários técnicos, oficinas e cursos nos pólos visando a qualificação, agora se complementará com as ações focadas em Gestão da Segurança, fechando o ciclo de desenvolvimento e organização do segmento através da certificação.”
O projeto complementa ações do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo. Entre outras, as consequências do acordo darão qualidade ao produto turístico, diversificarão a oferta turística, estruturarão os destinos turísticos, e ampliarão e qualificarão o mercado de trabalho.
A expectativa é de que as ações sejam realizadas até dezembro de 2008. As ações são:
A certificação de empresas e de condutores de Turismo de Aventura no Brasil está mais próxima do que muitos previam. Ainda no primeiro semestre deste ano, o país deverá ter o selo de qualidade, que beneficiará mais de 200 empresas e 1.500 profissionais.
Esse selo, com respaldo de acreditação do Inmetro, atestará se determinada instituição segue à risca procedimentos de segurança com base em Normas Técnicas específicas para as atividades de aventura.
A Gestão de Riscos nas operações de turismo de aventura é uma preocupação inerente para todas as empresas e profissionais que atuam neste segmento”, avalia Álvaro Barros, coordenador de qualificação da Abeta. “Nos últimos anos, fatores como o amadurecimento de mercado, a crescente exigência de consumidores estrangeiros, a pressão da legislação relacionada ao consumo de serviços de turismo e de empresas de seguro estabeleceram padrões operacionais mínimos que todas as empresas devem seguir para gerir os riscos, completa.
A previsão é de que 225 empresas e aproximadamente 1.500 mil profissionais sejam avaliados para a certificação até o final de 2008. Trata-se de uma ação inovadora, que engloba cursos estratégicos de qualificação presenciais e a distância, assistência técnica e consultoria às empresas e profissionais, finaliza Álvaro.
Este texto foi escrito por: Webventure