Foto: Pixabay

Abeta assina parceria com ICM Bio para presença em unidades de conservação

Redação Webventure/ Destino Aventura

Parque Nacional do Iguaçu (foto: Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu)
Parque Nacional do Iguaçu (foto: Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu)

Direto do Abeta Summit – A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) assinou hoje um acordo de reciprocidade com o Institudo Chico Mendes de Consercação da Biodiversidade, órgão governamental responsável pela manutenção e manejo das Unidades de Conservação, como os Parques Nacionais.

Com a assinatura, a parceria informal entre as unidades, já existente praticamente desde a criação dos dois órgãos, passa a ser oficial. O acordo de dois anos estreita a atuação da Abeta na normatização das operações de turismo de aventrura em unidades de conservação, assim como incentiva a exploração do segmento em Parques Nacionais e outras unidades que ainda não possuem empresas em operação.

“Hoje avançamos no tema da exploração sustentável do turismo em unidades de conservação. A expectativa tem sido maior do que conseguimos realizar nos últimos anos. Sabemos que turismo nessas unidades é apenas uma das questões a serem resolvidas, porém ela é essencial para a manutenção dos Parques”, disse Israel Waligora, ex-presidente e atual Diretor Socioambiental da Abeta.

Para ele, a incorporação da população local nas operações de turismo, além da divulgação promovida pela atividade são essenciais para a manutenção das Unidades no futuro. “E com as normas do turismo de aventura aplicadas teremos a garantia da sustentabilidade”, completou.

O Brasil possui hoje 304 Unidades de Conservação Federais, entre elas os Parques Nacionais. Dos 17 destinos escolhidos pelo Programa Aventura Segura, da Abeta e Ministério do Turismo, 14 estão dentro de unidades de conservação.

De acordo com o presidente do ICM Bio, Romulo Melo, a entidade pretende estar presente no Summit do ano que vem. “Promover a preservação por meio de parcerias é uma questão estratégica e obrigatóiria do ICM Bio. Assim como desenvover o ecoturismo e a recreação nessas áreas, está na lei que criou este órgão”, avaliou.

Circuito da Copa – A Copa do Mundo de 2014 também está na agenda das Unidades de Conservação e das empresas do turismo de aventura. Um projeto para promover um circuito turístico pelos Parques Nacionais no meio do ano que vem está em fase de criação no ICM Bio, de acordo com Melo. “Acreditamos que o foco dos turistas estrangeiros em visita ao país não será apenas o futebol, e queremos mostrar a cara de um Brasil verde, e de parques que sabem se expor”, explicou.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: setembro 11, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure